INSS anuncia fim da idade mínima; veja como garantir sua aposentadoria
INSS anuncia fim da idade mínima; veja como garantir sua aposentadoria.
O INSS vem anunciando mudanças importantes na aposentadoria dos cidadãos brasileiros ao longo dos últimos anos.
Nesse sentido, para os próximos tempos, o Instituto deve trabalhar também com mudanças na idade mínima; confira o que já se sabe!
Mudanças na flexibilização em 2024
Já no ano de 2024, o INSS tem atualizado mudanças importantes, sobretudo na flexibilização da aposentadoria por tempo de contribuição.
Até antes, era mais necessário apresentar uma idade mínima junto com o tempo de contribuição, mas há novas exigências atuais.
De acordo com a legislação, as mulheres podem aposentar-se após 30 anos de contribuição, enquanto os homens, após os 35 anos de pagamentos ao INSS.
O objetivo é garantir diferentes formas de acesso à Previdência de acordo com o tempo trabalhado pelo contribuinte.
Como funciona a fórmula 86/96?
A nova fórmula 86/96 é uma das mudanças mais importantes no INSS, pois traz em consideração a soma da idade com o tempo de contribuição.
Nesse sentido, é preciso somar o tempo de contribuição ao INSS e a idade do contribuinte, com a pontuação mínima de 86 para mulheres e 96 pontos para homens.
Esse tipo de cálculo se propõe a ter uma base maior para equilibrar a idade ao tempo de serviço, com um critério mais abrangente para as aposentadorias do INSS.
Mudanças para os próximos anos
A Reforma da Previdência mais recente vai mudar os valores da fórmula, procurando adequar-se ao aumento do tempo esperado de vida do cidadão brasileiro.
Veja o aumento gradual proposto:
- Entre 2023 e 2024: 88 pontos para mulheres e 98 pontos para homens;
- Entre 2025 e 2026: 89 pontos para mulheres e 99 pontos para homens.
A partir de 2027, as regras de aposentadoria por pontos serão de 90 pontos para mulheres e 100 pontos para homens.
Nesse sentido, um homem com 65 anos de idade e 35 anos de contribuição conseguiria se aposentar, o mesmo para um homem com 40 anos de contribuição e 60 anos de idade, por exemplo.
Quais os outros tipos de aposentadorias?
Há uma série de outros enquadramentos no INSS, como a aposentadoria por idade, conferida a homens com mais de 65 anos de idade e mulheres com mais de 60 anos de idade, com o tempo mínimo de 15 anos de contribuição.
Por sua vez, a aposentadoria especial está destinada aos trabalhadores que exercem funções com algum nível de risco, principalmente expostas a materiais e a locais perigosos.
Nesse sentido, é possível aposentar em 15, 20 ou 25 anos, a depender da profissão exercida e o potencial de riscos.
A aposentadoria por incapacidade permanente é conferida quando o contribuinte não consegue exercer as funções de trabalho por conta de problemas e condições de saúde.
Já a aposentadoria rural é paga justamente para os trabalhadores rurais, com o aprimoramento da gestão e acesso aos benefícios.
Como consultar o INSS?
Para consultar sua situação com o INSS, é preciso ter o cadastro GOV.BR para acessar os seus dados.
Por lá, no portal Meu INSS ou no app MEU INSS, você consegue fazer uma série de serviços, como consultar o extrato, simular a aposentadoria e agendar perícia médica.
Além disso, também é possível consultar o andamento dos processos e verificar a situação.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.