INSS bloqueado para empréstimo? 5 ações para liberar valor consignado
Se você está com o INSS bloqueado para empréstimo, não precisa se preocupar.
Neste artigo, vamos mostrar 5 ações práticas que vão te ajudar a liberar o valor consignado e acessar o crédito que você precisa.
Então, venha com a gente, que garantimos que este artigo vai te dar uma luz sobre o empréstimo e outras dúvidas relacionas a este serviço.
O que é o INSS bloqueado para empréstimo?
Se você está aqui, certamente sabe que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ficar bloqueado para empréstimos em algumas situações específicas.
Isso ocorre quando o segurado não pode usar seu benefício do INSS como garantia. Mas para quem tem acesso ao serviço, esta modalidade de crédito é muito popular e conveniente.
Por que o benefício fica bloqueado para empréstimo?
Existem várias razões para o INSS ficar bloqueado para empréstimos, um dos motivos é o benefício não ser consignável. Ou seja, quando ele não pode ser usado como garantia.
Além disso, outros motivos comuns podem ser:
- Atraso no pagamento de contribuições;
- Pendências com a Previdência Social;
- Suspeita de fraude;
- Irregularidades no benefício.
Aposentados ou trabalhadores com saldo no FGTS, portanto, precisam esperar 90 dias após a liberação do pagamento do benefício para realizar um empréstimo consignado.
Contudo, isso pode mudar e falamos com mais detalhes neste artigo.
De todo modo, o bloqueio do INSS para empréstimos afeta o acesso aos empréstimos consignados, que é bem mais vantajoso do que outras propostas de crédito.
Mas sem a garantia do benefício, os segurados têm menos opções de crédito, ou condições menos atrativas.
Abaixo, portanto, veremos as 5 práticas que você pode adotar para ter maiores chances de liberar o seu empréstimo consignado.
INSS bloqueado para empréstimo? 5 ações para liberar valor consignado
Se o INSS bloqueado para empréstimo está te dando dor de cabeça, há maneiras de liberar o valor consignado. Então, vamos ver cinco passos que podem ajudar a resolver o problema.
Primeiramente, você pode falar com o INSS, através da Central 135, e consultar por que o benefício está bloqueado.
Durante a ligação pode ser necessário apresentar documentos para comprovar sua identidade e benefício.
Não deixe de ver se você tem dívidas com o INSS. Se este for o caso, então, pague o quanto antes para regularizar sua situação e facilitar o acesso aos empréstimos consignados.
Outra ação importantíssima é atualizar os seus dados no INSS. Afinal, isso ajuda a resolver problemas de desbloqueio do INSS mais rapidamente.
Além disso, é possível pedir uma carta de quitação do INSS. Este documento comprova que não há dívidas pendentes, e em algumas situações, ela é vital para gilizar empréstimos consignados.
De todo modo, caso as dificuldades persistam, o ideal pode ser contratar um profissional. Neste caso, tanto um advogado ou consultor financeiro pode orientar na liberação do INSS e no empréstimo consignado.
Como evitar futuros bloqueios no INSS
Tão importante quanto saber como desbloquear, pode ser entender como evitar bloqueios no INSS.
Mas é simples, sendo o mais importante, garantir que as contribuições estejam sendo feitas sem atraso.
Portanto, verifique o extrato do INSS regularmente, esta análise ajuda a encontrar erros ou pendências. Encontrou algo errado? Fale com o INSS o mais rápido possível.
Também é muito importante ficar por dentro das atualizações e novidades sobre o INSS, e para isso, você pode contar o com Brasileiro Trabalhador.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.