INSS Sob Alvo de Investigação: PF Apura Dispositivo Ilegal – Confira!
Recentemente, o INSS entrou sob alvo de investigação da PF com apuração de dispositivo ilegal na gestão, e é importante que você saiba as últimas notícias sobre o instituto.
E quando falamos de ‘dispositivo ilegal’, é justamente sobre um ‘dispositivo’ instalado nas redes de computadores do INSS. De acordo com a Agência Brasil, a suspeita pode ter afetado milhões de pessoas.
Porém, saiba que as confirmações são de que a Polícia Federal está investigando o caso, mas ainda sem resultados; confira mais detalhes!
Veja mais sobre a investigação da PF
A informação foi divulgada pela Agência Brasil, e de acordo com a assessoria do INSS, foi encontrado um dispositivo irregular nas redes de computadores do instituto, sem grandes confirmações da natureza do objeto.
O dispositivo foi encontrado durante verificações em uma das sedes do INSS na cidade de Brasília, capital do país. A busca foi realizada em todos os computadores da unidade, pelo menos segundo o que foi informado.
Quais foram os resultados?
Até o dia desta matéria, não foram explicados os potenciais problemas que o dispositivo irregular poderia ter causado.
O que se sabe até as primeiras semanas de julho é que o dispositivo teria causado um ‘comportamento estranho’ dos computadores da rede, mas ainda sem uma mensuração completa dos efeitos.
Em comunicado oficial pela assessoria, o INSS relatou que os sistemas do instituto são protegidos por tecnologia de criptografia, certificados digitais e outros protocolos de segurança.
Mais detalhes não confirmados
De acordo com portais de notícias, mas ainda sem confirmações oficiais, foram encontrados mais de um dispositivo nos computadores.
Até o momento desta matéria, a Polícia Federal ainda não deu nenhum posicionamento oficial em relação ao que foi encontrado nas máquinas, principalmente por conta de a investigação ainda estar em curso.
Quais os próximos passos das investigações da PF sob o INSS
Como não foram dados muito detalhes sobre o que exatamente foi encontrado, é um tanto quanto difícil precisar o andamento da investigação.
A tendência é que o processo seja mantido com o maior sigilo possível, principalmente para buscar além dos efeitos dos dispositivos, os responsáveis e suas motivações.
Porém, de toda maneira, é bastante possível que a Polícia Federal e o próprio INSS divulguem oficialmente os resultados da investigação, até mesmo para que as pessoas impactadas saibam dos problemas.
Também não é preciso definir o tempo para novas atualizações, mas de toda maneira é importante observar o andamento dos processo.
E quais são os possíveis impactos?
Qualquer postagem sobre motivações ou efeitos dos dispositivos irregulares são especulativos, principalmente porque a Polícia Federal não liberou nem informações sobre a natureza do dispositivo.
Porém, esse tipo de interceptação pode ter vários objetivos, como monitoramento da rede, busca por dados ou até desvio de recursos. De toda maneira, vai depender bastante do formato e do potencial.
De acordo com as fontes oficiais, o INSS resguarda a segurança de suas operações para os trabalhadores brasileiros. Por enquanto, ainda não é possível dizer que nenhuma conta foi impactada e nem prever problemas.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.