Justiça Eleitoral faz alerta urgente: mensagem importante para todos os brasileiros
Justiça Eleitoral faz alerta urgente: mensagem importante para todos os brasileiros.
A Justiça Eleitoral traz novas informações sobre o seu concurso público, com diferentes vagas em território nacional.
Veja agora tudo o que você precisa saber sobre as provas e acompanhe as últimas notícias.
Quais as vagas disponíveis no concurso?
O concurso público da Justiça Eleitoral oferece 412 vagas para duas áreas principais: analista e técnico judiciário.
Nesse sentido, o órgão público procura posições para diferentes estados do Brasil, como Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Tribunal Regional Eleitoral do Pará e por aí va.
Segundo a entidade, as vagas são muito importantes para o bom funcionamento da justiça eleitoral.
Os candidatos para a vaga de analista jurídico precisam contar com diploma de ensino superior, a depender da especialidade da vaga.
Por sua vez, os técnicos judiciários precisam apresentar ensino médio completo, com a abertura para diferentes tipos de profissionais.
Foram divulgadas as novas etapas do processo seletivo
A prova do Concurso Público Unificado será realizado pela Cebraspe, começando pela prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório para todas as vagas de emprego.
Para os cargos de analista judiciário, há a aplicação da prova discursiva, também com caráter eliminatório e classificatório.
Para os cargos de técnico judiciário da área administrativa e da especialidade de agente da Polícia Judicial, será preciso fazer o teste de aptidão física.
Além disso, para os cargos de analista judiciário, pode haver a avaliação de títulos para caráter classificatório.
Veja os horários de aplicação das provas
Em primeiro lugar, a comissão definiu a realização das provas em horários diferentes, permitindo que os candidatos façam ambos os processos seletivos.
A prova para o cargo de analista judiciário será aplicada no dia 8 de dezembro de 2024, a partir das 8h no horário de Brasília, com abertura do portão às 7h.
Os candidatos a analista judiciário terão 4 horas e 30 minutos para completarem a prova.
Por sua vez, a prova de técnico judiciário será aplicada a partir das 15h30, com abertura do portão às 14h e 3 horas e 30 minutos para completar o exame.
Quais os locais de prova
A partir desta sexta-feira, 29 de novembro, os candidatos poderão consultar os locais de prova diretamente no site do Cebraspe.
É muito importante que os candidatos verifiquem o local de prova com antecedência, justamente para se planejar com calma para uma prova como essa.
Mais informações sobre a prova
O Diário Oficial da União publicou mais informações e diretrizes sobre a prova do concurso público.
Nesse sentido, não será permitido portar equipamentos eletrônicos de qualquer natureza; acessórios de chapelaria; recipientes que não tenham embalagem transparente e óculos escuros e acessórios desse tipo.
Dicas para passar no concurso público
O concurso público do Tribunal Eleitoral pode ser decisivo para a vida, apresentando um cargo estável e de alto rendimento.
Para se preparar, há diferentes estratégias de estudos, como revisar o conteúdo pragmático do edital, organizar cronograma e buscar materiais de referência.
Os estudantes também podem buscar cursos especializados, além de realizar as provas antigas para ter uma visaõ mais clara sobre a maneira que o concurso seleciona suas questões.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.