MEI: Entenda por que é importante emitir nota fiscal
Ser Microempreendedor Individual (MEI) traz diversas vantagens, como a formalização e benefícios previdenciários.
Por outro lado, há um aspecto que muito empreendedores ignoram, que é a emissão de notas fiscais.
Neste artigo, portanto, você vai entender por que essa prática é essencial para o sucesso do seu negócio.

RESUMO
- Nota fiscal comprova vendas e é obrigatória para MEIs em transações com empresas.
- Emitir notas aumenta a credibilidade e facilita a captação de novos clientes.
- Formalizar as receitas ajuda no controle financeiro e na organização tributária.
- MEIs que emitem notas têm maior acesso a crédito e financiamentos.
- Não emitir nota fiscal pode gerar multas e prejudicar a reputação do negócio.
O que é a nota fiscal e por que o MEI deve emiti-la?
A nota fiscal é o documento que comprova a venda de produtos ou prestação de serviços.
Desse modo, para o MEI, a emissão é obrigatória quando o cliente é uma empresa. Já para pessoas físicas, a emissão é opcional, mas pode ser vantajosa.
Além de cumprir a lei, a nota fiscal ajuda o MEI a demonstrar transparência, conquistar credibilidade no mercado e facilitar o controle financeiro.
Vale mencionar, que hoje o processo é simples, e o empreendedor consegue fazer em alguns minutos de forma online.
Quais são os benefícios de emitir nota fiscal como MEI
Além de ser uma obrigação, no caso de prestação de serviço para outra pessoa jurídica, há diferentes benefícios em torno dessa prática:
- Cumprimento da legislação
Antes de tudo, emitir nota fiscal evita problemas com o fisco e mantém o MEI em conformidade com as obrigações tributárias; - Fortalece a relação com clientes e empresas
Você talvez nem saiba, mas muitas empresas só contratam serviços de MEIs que emitem nota fiscal. Isso aumenta as oportunidades de negócios; - Facilidade no acesso a crédito
Com um histórico financeiro formalizado, o MEI pode ter acesso a empréstimos e financiamentos com melhores condições; - Organização e planejamento financeiro
A emissão permite acompanhar receitas e calcular tributos com mais precisão, garantindo uma gestão mais eficiente.
Como emitir nota fiscal sendo MEI
O processo para emitir nota fiscal antes variava conforme o estado e o município. Mas desde 2023, o governo mudou o sistema de emissão. Agora, ele é centralizado, dessa forma, é necessário:
- Fazer o cadastro na Secretaria da Fazenda;
- Quando sua conta estiver devidamente cadastrada, basta acessar o portal de emissão de nota fiscal;
- Na parte superior da tela principal, selecione no ícone de nota fiscal, se você quer fazer uma emissão simplificada ou completa;
- Então, insira os dados, conforme cada janela do formulário, inserindo o CNPJ da empresa para quem prestou o serviço (tomador), e o código do serviço prestado;
- Em seguida, insira os detalhes referente ao valor da nota fiscal e o detalhe do serviço prestado;
- Por fim, confira se todas as informações estão corretas e confirme a emissão da nota fiscal.
O que acontece se o MEI não emitir nota fiscal?
Não emitir nota fiscal quando obrigatório pode gerar multas e sanções fiscais. Além disso, o MEI perde credibilidade no mercado e pode enfrentar dificuldades para expandir suas operações.
Esperamos que tenha ficado claro, que emitir nota fiscal não é apenas uma obrigação legal para o MEI, mas também uma ferramenta estratégica para consolidar seu negócio.
Não se esqueça que ao cumprir esse requisito, você ganha confiança no mercado, organiza suas finanças e abre portas para novas oportunidades.




Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.