Minha Casa Minha Vida está acabando? Caixa Econômica anuncia mudanças no programa

Minha Casa Minha Vida está acabando? Caixa Econômica anuncia mudanças no programa!

Minha Casa Minha Vida está acabando? Caixa Econômica anuncia mudanças no programa!
Foto: Edição BT

O programa de financiamento imobiliário da Caixa é o responsável por realizar sonho de milhares de pessoas todos os anos.

No entanto, vem passando por uma série de mudanças que preocupam os cidadãos.

Para te ajudar, separamos as últimas informações sobre o Minha Casa Minha Vida; confira!

Novas regras do Minha Casa Minha Vida

A partir do mês de novembro, a Caixa prepara mudanças no financiamento imobiliário do Minha Casa Minha Vida.

O programa é responsável por mais de 70% dos financiamentos no país, impactando diretamente no setor da construção civil.

Nesse sentido, as novas regras mudam os financiamentos pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, com alterações na entrada e na porcentagem de financiamento.

Confira as principais mudanças:

  • Sistema de Amortização Constante (SAC): entrada mínima sobe de 20% para 30%;
  • Sistema Price: entrada mínima de 30% para 50% do valor total do imóvel.

A Caixa Econômoca Federal também começou a limitar os financiamentos em imóveis com avaliação de até R$ 1,5 milhão, algo que ficava restrito apena ao SFH, o Sistema Brasileiro de Habitação. 

Quais os motivos para as mudanças?

Segundo os especialistas, a mudança pela Caixa Econômica Federal tem o objetivo se adaptar às condições econômicas do país.

Nesse sentido, com o aumento da Taxa Selic, houve o encarecimento do crédito como um todo, reduzindo a capacidade que as empresas de construção têm para oferecer.

Ao longo dos últimos anos, vem-se registrando o aumento dos saques de poupança, reduzindo também os recursos para o SBPE.

De acordo com a Caixa, até setembro de 2024, o banco já liberou mais de 175 bilhões de reais em crédito de imobiliário, bem mais do que o planejado pelo orçamento.

Por isso, a mudança das regras vem justamente também para equilibrar a alta demanda com volume de crédito que as empresas conseguem disponibilizar.

Então é o FIM do Minha Casa Minha Vida?

Não, não é o fim do Minha Casa Minha Vida, mas a situação pode ficar um pouco mais difícil por conta das novas condições.

Nesse sentido, quem pretende comprar um imóvel com o financiamento vai enfrentar maiores dificuldades, precisando se ajeitar ao novo cenário. 

As construtoras que dependem muito da Caixa para as finanças precisarão se adequar, principalmente porque as medidas vão impactar diretamente nos imóveis com menor custo.

Qual o cenário futuro?

Tanto as empresas quanto as pessoas vão precisar se adequar às novas condições de crédito para seguirem com os planos.

Nesse sentido, construtoras como Tenda e MRV podem sofrer mais por conta dos altos investimentos em imóveis para as pessoas com menor renda. 

De toda maneira, ainda que com a o aumento da porcentagem de entrada, é possível fazer o planejamento para conseguir o financiamento com o Minha Casa Minha Vida.

Por isso, vale bastante a pena investir um bom tempo para separar toda a documentação e, caso for preciso, procurar ajuda especializada para configurar a documentação da maneira mais assertiva para solicitar o benefício.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.