Não caia em golpe! Confira as maneiras mais seguras de alterar a senha do Caixa Tem

Jaizon Carlos

6 de junho de 2024

Se você acabou esquecendo os dados de acesso do seu aplicativo, não precisa ficar nervoso. Existem várias maneiras de alterar a senha do Caixa Tem e você vai conferir as mais seguras aqui!

Caixa Tem
Imagem: CoinView App na Unsplash / Confira como alterar a senha do Caixa Tem com segurança

Quando alterar a senha do Caixa Tem?

O Caixa Tem atende milhões de brasileiros que precisam de uma maneira segura e simples de acessar benefícios como FGTS e auxílios do Governo Federal.

E assim como em outros serviços da Caixa Econômica, para acessar você precisa cadastrar seu CPF e uma senha. Mas enquanto você raramente terá problemas com seu CPF, é possível que você se encontre em situações nas quais precise alterar a senha do Caixa Tem.

Os casos mais comuns são quando você esquece suas credenciais e não consegue mais entrar no aplicativo. Entretanto, você também pode fazer a mudança como medida de segurança, quando suspeitar que mais alguém tem acesso a sua senha ou quando mudar seu número de celular.

Dependendo da situação, existem diferentes maneiras de redefinir sua senha e você vai conferir as principais aqui!

Como alterar a senha do Caixa Tem

Existem duas formas de alterar a senha do Caixa Tem com segurança. A primeira delas é pelo próprio aplicativo, digitalmente, e a segunda é indo até a Caixa quando seu acesso é revogado.

Pelo Caixa Tem

Se você precisa alterar ou recuperar a senha basta seguir estes passos:

  1. Abra o aplicativo no seu celular;
  2. Digite seu CPF;
  3. Escolha a opção “Recuperar senha”.

Depois disso a Caixa vai te enviar um e-mail no endereço cadastrado no aplicativo. Tudo que você precisa fazer é clicar no link e digitar a nova senha na página que abrir.

Assim que terminar, você já pode voltar para o Caixa Tem e usar a nova senha para entrar no app, depois de digitar o CPF novamente. 

Indo até uma agência da Caixa

Em casos mais graves, o banco pode acabar restringindo seu acesso e não só sua senha não vai funcionar mais como você também não poderá alterá-la pelo aplicativo.

Obviamente, a única saída é ir pessoalmente em uma das unidades da agência e procurar um atendente para resolver seu caso. Confira como:

  1. faça a solicitação da recuperação de acesso na boca do caixa;
  2. Apresente um documento de identificação com foto e CPF;
  3. Digite a nova senha.

Resolvendo problemas de acesso

Mas nem sempre é uma questão de redefinir a senha. Em alguns casos o usuário pode acabar com problemas para acessar sua conta por outros motivos.

O primeiro e mais comum é pela superlotação dos servidores. Como o aplicativo é bastante utilizado por pessoas que recebem benefícios do governo, em dias de pagamento milhões de pessoas acabam entrando em suas contas e congestionando os servidores.

Nesses casos, o ideal é esperar um pouco e acessar em horários mais cheios, como de madrugada, por exemplo.

Outro problema comum que pode impedir uma pessoa de acessar sua conta é quando ela perde o prazo de desbloqueio. Infelizmente, neste caso não tem o que fazer além de ir pessoalmente a uma agência da Caixa, com os documentos necessários.

Cuidados na hora de mudar sua senha

Mas é preciso ter cuidado porque muitos bandidos têm usado a alteração de senha para aplicar golpes nos usuários.

Eles entram em contato se fazendo passar por agentes da Caixa dizendo que sua conta está com problemas e que precisam confirmar alguns dados.

Para se manter seguros, a Caixa diz que os clientes devem evitar passar qualquer tipo de informação pessoal através da internet. Além disso, todo o processo para recuperação e alteração de senha deve ser feito pelo titular da conta, usando o aplicativo ou indo a uma agência da Caixa.

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos