Novas atualizações na CNH entram em vigor; veja o que muda e evite multas

Novas atualizações na CNH entram em vigor; veja o que muda e evite multas!

Novas atualizações na CNH entram em vigor; veja o que muda e evite multas
Foto: Edição BT

Você precisa ficar muito atento às novas mudanças da CNH para os motoristas brasileiros em 2024; veja como ficar em dia com a legislação!

Isenção da CNH para bicicletas e patinetes

A partir de agora, os motoristas não precisam de CNH para bicicletas e patinetes elétricos, facilitando acesso aos meios de transporte.

Esse modelo de transporte trata-se de uma alternativa mais amigável ao meio ambiente, e a não exigência da carteira de habilitação facilita o acesso aos veículos leves.

Exigência de EAR para Uber e iFood

Você sabia que os motoristas de Uber e iFood também precisam apresentar EAR para ficarem em dia com a legislação.

Nesse sentido, a sinalização de atividade remunerada é importante para realizar o maior controle com exames médicos para garantir a segurança dos motoristas e dos próprios pedestres.

Para ter acesso à EAR, é preciso entrar nas páginas oficiais do Detran e solicitar a inclusão da EAR na carteira de habilitação, um processo que fica na casa dos R$ 100 a R$ 300.

Transitar sem a EAR pode dar multa gravíssima para os motoristas.

Tempo de validade da CNH

Atualmente, a CNH tem diferenciações de tempo de validade de acordo com a idade do motorista.

Para quem tem até 50 anos de idade, pode usar a habilitação por 10 anos antes da renovação, enquanto para o público entre 51 e 69 anos, o tempo de validade é de 5 anos.

Por fim, os motoristas acima dos 70 anos de idade precisam renovar a carteira a cada 3 anos.

Tramita no Congresso uma medida que propõe o desconto nas taxas de renovação para o público acima dos 50 anos de idade, chegando até a 70% para o público acima dos 70 anos.

A medida é fundamental para incentivar que os mais idosos continuem dirigindo e mantendo-se ativos com a CNH válida e habilitada.

A nova CNH 

O governo também lançou o novo modelo da CNH, trazendo mudanças importantes sobretudo para seguir os padrões internacionais.

Nesse sentido, os motoristas que renovarem o documento já contarão com o novo estilo do documento, mas ainda sem obrigatoriedade.

Isso porque o governo estipulou o cronograma de até 10 anos, para que todos contem com a nova versão da CNH, com layout e disposição das informações de maneira diferente.

Além disso, os motoristas podem usar a versão digital da CNH da mesma maneira e com a mesma validade do documento impresso.

Para usar o documento, você precisa fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. No primeiro registro, você utilizará o QR Code impresso na parte traseira do documento impresso.

Vale ressaltar que o código já vem desde a versão anterior da CNH, não sendo uma exclusividade então de quem acabou de renovar o documento.

A partir disso, você cria uma senha de usuário para abrir o aplicativo e contar com a versão digital da CNH, e você pode portá-la em qualquer situação com segurança.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.