NOVAS regras do FGTS prometem facilitar financiamentos imobiliários
NOVAS regras do FGTS prometem facilitar financiamentos imobiliários!
O FGTS é um dos recursos mais importantes para os trabalhadores brasileiros, principalmente para comprar sua casa própria.
E agora há novas regras que podem te ajudar; confira!
Entenda a Taxa Selic no cálculo dos financiamentos
Você sabia que a alta taxa Selic impacta decisivamente no valor dos financiamentos?
Isso porque desempenha uma função na definição na taxa de juros, que pode aumentar bastante quando a taxa Selic aumenta.
Nesse sentido, tem o impacto direto na contratação de financiamentos imobiliários com pagamentos de juros mais baixos, dificultando ainda mais a vida de quem sonha com a casa própria.
Governo tenta contornar situação
O aumento e a variação da taxa Selic afetam a concessão de crédito imobiliário, inclusive em programas como o Minha Casa Minha Vida.
Em parceria com a Caixa, o governo tenta dar mais opções para facilitar o acesso, e o FGTS pode ser um dos principais caminhos para tal objetivo.
Nesse sentido, o governo estuda aumentar o orçamento do FGTS para a concessão dos financiamentos.
No ano de 2024, já foram mais de 100 bilhões de reais destinados a financiamentos imobiliários, mas a expectativa é de criar novos programas para aumentar as possibilidades.
Outra alternativa é liberar mais recursos, ajudando também pessoas com maior capacidade financeira para ter acesso a menores taxas de juros.
Quais os novos planos para o FGTS?
Em primeiro lugar, o governo com a Caixa estudam aumentar o limite de uso do FGTS, permitindo o teto de imóveis para além dos atuais pouco mais de R$ 1,5 milhão.
Outra alternativa é flexibilizar as regras de amortização, com a possibilidade de usar o FGTS além da quitação do saldo devedor, mas também para reduzir as parcelas.
Uma boa saída é criar novas linhas de crédito, com o lançamento de programas habitacionais inclusive para quem tem melhor poder aquisitivo, permitindo o investimento para melhores condições de vida.
Isso porque, além de propiciar condições dignas de moradia, a disponibilização de novos planos também tem o objetivo de movimentar a economia nacional.
Como usar o FGTS para comprar imóveis?
Você pode usar o FGTS na compra da casa própria, primeiro, enquadrando o benefício no valor limite dos imóveis, geralmente abaixo de R$ 1,5 milhão.
O primeiro passo é apresentar toda a documentação junto à Caixa Econômica, como certidão de venda e todas as comprovações da sua renda.
Na sequência, você pode solicitar o uso do saldo do FGTS para a amotização ou quitação de parcelas.
Quais serão os próximos passos?
As mudanças do uso do FGTS para a compra de imóveis tem o objetivo claro de facilitar o acesso ao crédito imobiliário e ajudar a população a realizar o sonho da casa própria.
No entanto, quer ir além, não sendo apenas um recurso para a compra do primeiro imóvel, mas também para ajudar quem pretende ter mais conforto ou até investir o dinheiro.
Por isso, as propostas do governo serão em dinamizar o uso do FGTS para o contexto de um mercado imobiliário com mais opções de crédito, aquecendo a economia nacional, ainda mais com a força da construção civil no país.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.