Novo benefício para solteiros no CadÚnico: veja se você tem direito
Um novo benefício para solteiros no CadÚnico tem sido motivo de animação entre pessoas inscritas no sistema do governo.
Hoje vamos explorar alguns detalhes em torno desse e outros benefícios disponíveis para ajudar a população que precisa de um suporte financeiro.
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único, ou CadÚnico, é um sistema do governo federal para identificar e registrar famílias de baixa renda no Brasil.
Esta, portanto, é uma porta de entrada para diversos programas sociais, entre eles, há:
Através do CadÚnico, o governo levanta informações detalhadas das condições socioeconômicas das famílias, assim como renda ou número de integrantes.
Dessa forma, para se inscrever no CadÚnico, as famílias precisam ter uma renda mensal de até meio salário mínimo.
Além disso, algumas famílias podem se inscrever, caso recebam até três salários mínimos para aproveitar alguns benefícios.
A inscrição, no entanto, é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos autorizados.
Importante destacar que é vital atualizar periodicamente as informações no CadÚnico.
Dê uma atenção especial para as atualizações quando houver mudanças na composição familiar ou na renda. Afinal, estes dois fatores influenciam diretamente na concessão dos auxílios disponíveis.
Como se inscrever no Cadastro Único 2024?
Primeiramente, o responsável familiar deve procurar um CRAS, como apontamos acima.
Aliás, o responsável pode ter, no mínimo, 16 anos e, preferencialmente, ser mulher, já que esse critério é tem prioridade no programa.
Durante o processo de inscrição, portanto, é fundamental apresentar documentos que sejam referente a todos os membros da família. Entre os principais documentos estão:
- CPF ou Título de Eleitor do responsável;
- Para os demais membros: certidão de nascimento ou casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho (se houver);
- Comprovante de residência.
Para pessoas indígenas e quilombolas, pode ser necessária a apresentação de outros documentos específicos também.
Não se esqueça de atualizar periodicamente o seu cadastro. O governo estabelece um período máximo de dois anos para a atualização no sistema.
Quais são os principais benefícios do Cadastro Único?
Agora você já sabe que o CadÚnico é a base para a inclusão em diversos programas sociais do governo federal.
Desse modo, destacamos a seguir os principais benefícios que o CadÚnico oferece:
- Bolsa Família: o Bolsa Família oferece assistência financeira mensal para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com valores que variam conforme o número de membros e as condições de cada beneficiário;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): outro benefício vital, mas que tem o foco em idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não possuem meios de se sustentar;
- Tarifa Social de Energia Elétrica: com o foco na energia elétrica, este benefício oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda;
- Auxílio Gás: um auxílio pago a cada bimestre, que ajuda com 100% do valor médio do gás de cozinha, para famílias em situação de vulnerabilidade.
Além desses, o CadÚnico é a porta de entrada para diversos outros programas, como o Minha Casa Minha Vida, isenções em concursos públicos, ProUni, programa Pé-de-meia, entre outros.
Para conhecê-los, assim como o novo benefício para solteiros no CadÚnico, você pode contar com as atualizações diárias que trazemos aqui, no Brasileiro Trabalhador!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.