Novo Passe Livre para estudante tem inscrições ABERTAS até setembro

Os moradores da região de Goiânia podem solicitar o novo Passe Livre para estudantes, com inscrições abertas para o público até setembro.

Novo Passe Livre para estudante tem inscrições ABERTAS até setembro
Foto: Reprodução

O Governo de Goiás liberou o calendário para o cadastramento dos estudantes para a retirada do Passe Livre, com abertura até o mês 9 de 2024, e você pode ver mais detalhes!

Como funciona o Passe Livre para estudantes em Goiás?

O Passe Livre Estudantil é um programa do governo de Goiás que oferta cerca de 48 viagens mensais, o que exatamente traz possibilidades para ida e volta de casa até a instituição de ensino.

Nesse sentido, os estudantes cadastrados e devidamente registrados no Passe Livre recebem já no primeiro dia útil o valor das 48 passagens, de forma não cumulativa.

Isso quer dizer que, caso haja faltas, as viagens de sobre não acumulam para o próximo mês. Em caso de redução no calendário escolar, o número de passagens também é reduzido. 

Dessa maneira, os estudantes não precisam arcar com nenhum custo para se dirigir até a escola, o que auxilia exatamente nos índices de permanência na rede pública de ensino.

No geral, o Passe Livre da cidade de Goiânia também é válido para as regiões adjacentes, principalmente para auxiliar os estudantes que precisam se deslocar para longe da residência, com mais mobilidade.

Quais as datas para a inscrição no programa Passe Livre?

Recentemente, o governo de Goiás anunciou as datas para o recadastramento dos estudantes do estado.  

O objetivo é justamente selecionar os alunos devidamente matriculados que começarão ou continuarão a aproveitar o benefício ao longo do ano letivo.

Nesse sentido, para esse atual exercício, as inscrições estarão abertas de 16 de julho a 30 de setembro, período exato para cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE).

Como se inscrever para o Passe Livre Estudantil?

Para fazer a inscrição, o aluno precisa acessar o site oficial da Juventude, em que encontrará os menus para cadastro e recadastro.

Nesse sentido, os estudantes que farão a primeira entrada no programa, fazem o cadastro, enquanto os estudantes já aprovados deverão solicitar o recadastramento.

Durante a inscrição, o estudante precisa enviar documentos de identidade e CPF, além de confirmar a matrícula com a devida instituição de ensino. 

Outro ponto importante, durante o registro, o estudante precisa informar qual unidade do Vapt Vupt irá retirar o cartão físico. Você também precisará realizar o agendamento para a retirada. 

Qual o tempo médio para receber o Passe Livre Estudantil?

A plataforma do Juventude não explicita exatamente o tempo para a produção do cartão, mas a tendência é que fique pronto já para o começo das aulas no segundo semestre.

O canal ainda informa que os estudantes não aprovados terão o período de 1º a 31 de outubro para encaminharem uma contestação e solicitarem novamente o cartão estudantil. 

Dessa maneira, propõe-se a corrigir determinados problemas que acontecerem durante a análise dos procedimentos. 

O objetivo principal do Passe Livre é auxiliar os alunos e evitar os índices de evasão escolar, fornecendo mais condições para a permanência dos estudantes. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves