Novo pedágio para veículos com 3 passageiros? Veja o que está em discussão
Já ouviu falar no novo pedágio para veículos com 3 passageiros? O Projeto de Lei 4630/2023 é o responsável por isso, e a notícia é boa.
Até o momento, este projeto teve aprovação da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Neste artigo, você vai entender o que pode mudar no trânsito, e como você e outros motoristas brasileiros podem se beneficiar.
Entenda o novo pedágio para veículos com 3 passageiros
O Projeto de Lei 4630/2023, atualmente está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Esta medida propõe descontos em pedágios rodoviários para veículos com mais de três ocupantes, incluindo o motorista.
O PL é de autoria do deputado David Soares (União-SP).
Ele tem como objetivo, promover o compartilhamento de veículos. Isso não apenas levaria a benefícios ao bolso do motorista, como também para o meio ambiente.
Como efeito, há também a redução do trânsito e do impacto ambiental nas estradas brasileiras.
O que prevê o Projeto de Lei?
O texto estabelece que os editais de licitação para concessões rodoviárias devem incluir, sempre que possível, cláusulas que garantam descontos nas tarifas para veículos de alta ocupação.
Ele também destaca a importância de um estudo detalhado para ver a viabilidade e os impactos sobre os motoristas dos usuários das rodovias para a criação das faixas de alta ocupação (FAOs).
A inspiração vem de modelos internacionais, como as “hot lanes” nos Estados Unidos, que reservam faixas exclusivas para automóveis com maior número de passageiros.
No Brasil, a proposta destaca a possibilidade de incluir faixas exclusivas, incentivando assim, práticas de caronas e viagens colaborativas.
Como isso pode afetar o trânsito e o meio ambiente
Caso a medida do Projeto de Lei 4630/2023 siga para a aprovação, ela promete benefícios significativos como:
- Redução de congestionamentos: menos carros nas estradas tornam o trânsito mais fluido;
- Menores emissões de poluentes: ao priorizar veículos de alta ocupação, há menor impacto ambiental;
- Uso eficiente das rodovias: com menos veículos, as estradas terão maior durabilidade e menores custos de manutenção.
Alguns desafios esperados para implementação
Apesar dos benefícios, há desafios que podem dificultar a aplicação desse projeto, caso vire uma lei.
Sendo realista, como funcionaria o monitoramento dos ocupantes? Este é um ponto de grande questão, pois, exige um sistema eficiente para identificar veículos com mais de três passageiros.
Além disso, os ajustes de contratos com as concessionárias de pedágio são outro ponto. Afinal, eles precisam revisar seus modelos financeiros para acomodar os descontos sem prejuízos.
E claro, há também a questão da infraestrutura rodoviária. É necessário considerar que nem todas as rodovias possuem capacidade técnica para integrar sistemas de controle que verifiquem a ocupação dos veículos.
Status do Projeto de Lei
O PL 4630/2023 foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes e segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Caso receba parecer favorável, o projeto será votado no plenário da Câmara e, posteriormente, no Senado. Após essas etapas, seguirá para sanção presidencial.
O Projeto de Lei 4630/2023, ou o novo pedágio para veículos com 3 passageiros,traz uma proposta inovadora para o Brasil ao incentivar a sustentabilidade e o compartilhamento de recursos no trânsito.
Com aprovação pendente nas próximas etapas legislativas, a iniciativa tem o potencial de transformar a dinâmica das rodovias brasileiras, promovendo práticas mais colaborativas e ambientalmente responsáveis.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.