Nubank, Inter e C6 preparam SURPRESA que vai gerar ainda mais VANTAGENS para clientes

Recentemente, bancos digitais como Inter, Nubank e C6 Bank começaram a entrar no mercado de telecomunicações, lançando suas próprias operadoras de celular. É uma surpresa que gerará ainda mais vantagem para os clientes.

O Nubank, por exemplo, lançará sua própria operadora de celular ainda no terceiro trimestre de 2024. Mesmo sem ainda ter um nome oficial para o novo serviço, já revelou que será uma parceria com a Claro.  O banco Inter, por sua vez, já tem seu próprio serviço de telefonia, há pouco mais de dois anos.

Esses bancos firmaram parcerias com grandes operadoras de telefonia do Brasil — Vivo, Claro e TIM — para oferecer serviços de telefonia móvel, criando operadoras móveis virtuais (MVNOs), o que é uma “mão na roda” até mesmo para colocar créditos pelo aplicativo do banco.

Mas colocar crédito no celular pelo internet banking não é o único benefício. Há mais vantagens que muitos clientes desconhecem. Veja a seguir se essas possibilidades são uma surpresa para você!

Nubank, Inter e C6 preparam SURPRESA que vai gerar ainda mais VANTAGENS para clientes.

Bancos que já oferecem planos de internet e telefonia móvel

  • Inter Cel: Lançada pelo banco Inter em outubro de 2021, utiliza a rede da Vivo. Oferece planos de R$ 15 a R$ 70 e possui 80 mil clientes. Apenas correntistas do banco podem ser clientes da Inter Cel.

  • Nubank: Anunciou em maio de 2024 o lançamento de sua própria operadora, que usará a infraestrutura da Claro. A operação está prevista para começar no terceiro trimestre de 2024.

  • C6 Bank: Parceria com a TIM, onde a operadora pode subscrever ações do banco em troca de levar clientes para o C6 Bank.

A grande vantagem e surpresa para maioria dos clientes destes bancos digitais é que os custos de telefonia móvel, como pacotes de 5G, wi-fi para celular ou pacotes para ligações tende a ser mais barato. Por exemplo, o Inter Cel tem planos a partir de R$ 15,00 com aplicativos ilimitados.

Mesmo quem já é cliente da Vivo ou da Claro pode acabar encontrando nos bancos digitais pacotes mais baratos e com mais vantagens do que os planos vendidos pela mesma empresa, mas sem ser pela parceria do internet banking.

Por isso, vale a pena dar uma olhada se o seu banco já é uma Mobile Virtual Network (MVNO). E se for, avaliar o preço dos produtos para usufruir no seu celular e economizar o que você já têm de despesa mensalmente com pacotes de dados e telefone.

O que são MVNOs?

Uma MVNO (Mobile Virtual Network Operator) é uma operadora de celular que não possui infraestrutura própria, como torres e antenas. Em vez disso, elas utilizam a infraestrutura de grandes operadoras já estabelecidas. Isso permite que empresas não tradicionais de telecomunicações, como bancos digitais, ofereçam serviços de celular sem precisar investir em uma infraestrutura cara. Lógico, tudo é uma parceria.

As vantagens e desafios dos bancos ao vender serviços de telefonia móvel

O mercado de telecomunicações no Brasil é robusto, com as principais operadoras (Vivo, Claro e TIM) alcançando uma receita líquida combinada de R$ 121,5 bilhões em 2023, um crescimento de 8,5% em comparação com 2022. No entanto, também há desafios, como o alto número de reclamações de consumidores — 1,32 milhão de queixas sobre serviços de internet em 2023.

Houve um crescimento discreto na receita de quase 2% em 2023 das empresas de telecomunicações, impulsionado por serviços de banda larga e uso de dados móveis. Para este ano, espera-se um crescimento de cerca de 3%, destacando a necessidade de consolidação, redução de custos e aumento de eficiência no setor.

Especialistas acreditam que a entrada de bancos digitais no setor de telecomunicações pode beneficiar os consumidores, embora de forma limitada. A concorrência pode levar a uma ligeira redução nas tarifas, mas não drasticamente, devido aos altos custos associados à prestação de serviços de telefonia móvel.

Vantagens:

  • Para os Bancos: permite combinar serviços bancários com conectividade móvel, aumentando a conveniência para os clientes. O que também pode ser considerado um atrativo na captação de novos usuários.

  • Para os Consumidores: pode oferecer melhor atendimento e a possibilidade de integrar serviços financeiros e de telecomunicações em uma única plataforma. Ótima medida até mesmo para fidelização dos clientes, uma vez que podem feitas promoções exclusivas para quem usa o aplicativo do banco.

Desafios:

  • Alto Custo de Manutenção: manter uma MVNO envolve custos elevados, como aquisição de clientes, gestão e atendimento.

  • Eficiência Necessária: para serem bem-sucedidas, as MVNOs precisam oferecer um serviço altamente eficiente e governança elevada. Caso contrário, podem não sobreviver no mercado competitivo. Atualmente é muito fácil trocar de operadora, quando um usuário não está satisfeito, e manter o mesmo feliz com o “combo” Aplicativo Bancário + telefonia pode ser um trabalho árduo.

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A entrada dos bancos digitais no mercado de telecomunicações mediante MVNOs é uma tendência crescente que visa oferecer maior conveniência aos consumidores. Embora existam desafios significativos em termos de custos e eficiência, a competição pode trazer benefícios modestos aos consumidores e incentivar a inovação e a melhoria dos serviços no setor.

Gilmar Penter
Escrito por

Gilmar Penter

Com uma carreira jornalística iniciada em 2013, Gilmar Penter se dedica a traduzir temas complicados, como economia popular, benefícios do governo e questões ambientais, para uma linguagem simples e acessível. Além da redação com SEO, têm passagens pelo rádio e experiências na produção audiovisual e em fotojornalismo.