O número do seu cartão de crédito tem um significado; entenda

Já te contaram que o número do seu cartão de crédito tem um significado?

Talvez você nunca tenha se questionado sobre isso, mas o número do cartão de crédito não é apenas uma sequência aleatória de dígitos.

Assim, estes números seguem um padrão internacional que facilita a identificação do emissor, do titular, e vamos explorar estes e outros detalhes a seguir!


Veja: o número do seu cartão de crédito tem um significado

Os números dos cartões de crédito, geralmente têm entre 13 e 19 dígitos.

Dessa forma, eles se dividem em seções que caracterizam e ajudam a identificar a conta e a instituição financeira emissora.

Uma mulher com seu cartão na mão pensativa porque o número do seu cartão de crédito tem um significado
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Dessa forma, o primeiro dígito do número do cartão até o segundo, identifica a bandeira.

Por exemplo, 4 e 5 representam a Visa e MasterCard, respectivamente.

De todo modo, os primeiros seis dígitos agrupados, vão formar o Bank Identification Number (BIN) ou Issuer Identification Number (IIN).

Este código, entretanto, identifica o banco ou a instituição financeira que emitiu o cartão.

Cada emissor tem um ou mais IINs, e esses números são registrados e regulados para garantir que cada um seja único.

Indo para o 7º digito em diante, temos os números que identificam exatamente o titular da conta.

Este número, portanto, não segue um padrão universal e cada emissor, emite de maneira única dentro de seu sistema.

Mas ainda temos o último dígito, e este é o dígito de verificação. Ele tem como base o algoritmo de Luhn, e é vital para validar o número do cartão de crédito.

Por que é importante entender o número do cartão?

Compreender a estrutura do número do cartão de crédito pode te ajudar em diferentes pontos.

Primeiro, isso aumenta a conscientização sobre a segurança, ajudando os consumidores e comerciantes a detectarem possíveis fraudes.

Por exemplo, se o número do cartão não seguir o padrão esperado para um determinado emissor, isso pode ser um sinal de que o cartão é falso.

Além disso, conhecer a função de cada dígito, esclarece dúvidas sobre como as transações com cartão de crédito ocorrem e até porque falham.

Por exemplo, usar o dígito de verificação incorreto pode resultar na rejeição de uma compra, mesmo que o restante esteja correto.

Segurança e outras precauções

Embora os números do cartão de crédito sejam projetados para serem únicos e seguros, os consumidores devem sempre se atentar à segurança.

Então, tome algumas medidas como nunca compartilhar o número completo do seu cartão, ainda mais em plataformas suspeitas ou com pessoas desconhecidas.

Além disso, fique atento a transações ou cobranças desconhecidas e entre em contato com o emissor do cartão imediatamente se notar qualquer atividade suspeita.

Por fim, agora você já sabe que o número do cartão de crédito é mais do que apenas uma sequência aleatória.

Este código padronizado facilita a identificação do emissor e do titular, além de garantir a segurança das transações.

Assim, entender esta estrutura, além de aumentar a segurança, pode ajudar a prevenir fraudes e a resolver problemas com mais facilidade.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.