Ovo de páscoa mais caro: entenda como a alta de 189% no cacau pode influenciar os preços e seu bolso

Ovo de páscoa mais caro: entenda como a alta de 189% no cacau pode influenciar os preços e seu bolso.

Aumento do preço do ovo de páscoa
Foto: Edição BT

O começo de ano é cheio de gastos, e logo após o Carnaval, já chegam os famosos óvos de Páscoa.

E sabia que o preço deve subir em 2025? Confira!

Expectativa dos preços dos ovos de Páscoa em 2025

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentação, ou simplesmente Abia, já salientou que a subida do preço do cacau vai influenciar no preço do Ovo de Páscoa.

Ao longo dos últimos 12 meses, o preço do cacau subiu quase 190%, um aumento que deve ser repassado aos consumidores.

Isso porque o cacau é a matéria-prima para a produção do chocolate. Segundo a Abia, o preço não deve ser totalmente repassado, mas o consumidor sentirá a subida do preço.

Aumento do preço do chocolate

Apesar do ovo de Páscoa ser sazonal, o chocolate é muito vendido frequentemente, e já sentiu o preço.

De acordo com o IPCA, os preços do chocolate subiram quase 12% ao longo dos últimos 12 meses, segundo a medição ainda de dezembro de 2024.

Por que o cacau subiu o preço?

Segundo os especialistas, a alta do preço do cacau se deu por conta de uma crise na oferta de matéria-prima, principalmente por conta de crises climáticas.

A maior parte do cacau utilizada para o chocolate é comprada de países africanos, e o continente passou por crises ao longo dos últimos meses. 

Com isso, a oferta global também caiu, resultando no aumento dos preços médios para a produção de chocolate.

Qual o preço médio do ovo de Páscoa em 2025?

O preço do ovo de Páscoa varia imensamente, principalmente com fatores como marca, localização de compra e muito mais.

Além disso, há uma variação enorme entre ovos industriais e artesanais, mas já é possível ter uma base no preço com o que já foi publicado.

Nas Lojas Americanas, por exemplo, o preço do Nestlé Kit Kat de 332g é de cerca de R$ 85.  Já o Lacta básico de 170g tem o preço próximo dos 60 reais. 

Por sua vez, os ovos de marcas como Cacau Show e Brasil Cacau estão na faixa a partir dos R$ 100, já dando uma base boa para se planejar para 2025.

O que mais vai subir o preço em 2025?

Os anos de 2024 e de 2025 vêm chamando a atenção pelo aumento do preço de muitos alimentossobretudo os mais comuns na cesta básica.

Nesse sentido, os grandes vilões do bolso têm sido café, azeite e carne. Além disso, as frutas também registraram alta dos preços, sobretudo as variações da laranja.

Quando se trata do café e da carne, a previsão é que os preços continuem aumentando, sem boas indicações de uma redução da alta.

Por sua vez, o azeite pode ter redução ao longo de 2025, principalmente por conta da melhora da oferta da oliva em países como Espanha e Portugal.

Além disso, as próprias ondas de calor podem interferir diretamente nos preços. Confira mais sobre o assunto:

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.