Pagamento ADIANTADO do INSS continua no RS: confira se você tem direito

Pagamento ADIANTADO do INSS continua no RS e exploraremos isso ao longo desse artigo, mostrando também o calendário para demais aposentados ou pensionistas.

Se você é da região e deseja entender melhor como ocorrerão os repasses neste mês de outubro, não saia desse artigo!

Dois idosos conferindo no calendário a data do Pagamento ADIANTADO do INSS continua no RS
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Pagamento ADIANTADO do INSS continua no RS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que o pagamento adiantado dos benefícios continua no estado do Rio Grande do Sul (RS), durante o mês de outubro.

Assim, a iniciativa ajuda as famílias que sofreram com as fortes chuvas e enchentes que afetaram diversas regiões do estado.

Por que o governo adiantou os pagamentos?

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, causaram uma série de transtornos, o que afetou fortemente os idosos aposentados.

Afinal, as enchentes não apenas deixou milhares de pessoas desabrigadas, como afetou de forma crítica a estrutura de muito munícipios ─ chegando a redesenhar o mapa de alguns locais.

Em resposta a esta situação, o governo federal decidiu manter o adiantamento dos benefícios do INSS.

Dessa forma, quem está mais necessitado neste momento, pode receber o repasse sem ter que esperar todo o calendário de pagamento.

Quem tem direito ao pagamento adiantado?

Neste momento, apenas os beneficiários do INSS que vivem nas áreas afetadas pelas enchentes têm direito ao pagamento antecipado. Mas quem está incluso?

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Auxílios como o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Não é necessário fazer cadastro adicional algum. No entanto, é fundamental que o segurado esteja com o cadastro atualizado.

Além disso, se você se mudou ou se recadastrou, não esqueça de atualizar suas informações no INSS para assegurar que seus pagamentos não sofram atrasos.


O que fazer para receber o pagamento adiantado?

Como apontamos logo acima, os beneficiários que residem nas áreas que declararam estado de calamidade não precisam realizar nenhuma solicitação.

O adiantamento, portanto, ocorre de maneira automatizada para quem é de alguma região afetada;

Se você está com dificuldades para receber o benefício, é possível verificar as informações por meio do site ou aplicativo Meu INSS.

Além disso, há opção de fazer contato com a central de atendimento pelo telefone 135.

E para quem perdeu o documentos durante as enchentes, o recomendado é buscar ajuda em agências do INSS para regularizar a situação.

Em caso de perda de acesso a bancos, é possível fazer a alteração da instituição de recebimento temporariamente, também via Meu INSS.

Também é vital que os segurados fiquem atentos às datas de pagamento e à situação cadastral.

Por fim, vimos que antecipação é uma medida temporária, válida apenas para as áreas em estado de calamidade.

Assim, o governo pode ajustar o calendário conforme a necessidade e a evolução dos eventos climáticos.

Para obter mais informações sobre o pagamento adiantado do INSS no RS, o beneficiário pode acessar o site oficial do INSS ou se dirigir às agências mais próximas.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.