Pagamento do 14º salário para aposentados do INSS vai sair este ano?

Quer saber se o pagamento do 14º salário para aposentados do INSS vai sair este ano? Então, te convidamos a conferir esta novidade agora!

O pagamento do 14º salário para aposentados do INSS vai sair este ano? Esta é uma questão que se tornou polêmica nos últimos anos e deixou milhões de pessoas esperançosas, mas com grandes dúvidas ao mesmo tempo.

Portanto, temos a missão de esclarecer se realmente haverá este pagamento durante o mês de junho, e o que há por trás da promessa de um 14º salário para aposentados. Então, se você está esperando um dinheiro extra entrar em sua conta, não deixe de ler até o final!


Pagamento do 14º salário para aposentados 

Em 2020, esta mesma notícia já estava causando ânimo e trazendo controvérsias para diferentes famílias. Com base na PL 3.657/2020 do Senador Paulo Paim, havia a promessa de repasse de um abono para os segurados e dependentes da Previdência Social.

No entanto, é importante te informar que nunca passou de um projeto de lei! Desse modo, não houve em momento algum o pagamento de um 14º salário ou valor que fosse referente a este suporte que se pretendia dar à s pessoas que contribuíram com o INSS.

Por outro lado, ainda há outro projeto de lei que discute o assunto e que pode levar futuramente a este benefício. Afinal, a PL 3.657/2020 foi arquivada, por não ter aprovação até o final da legislatura (2019 – 2023).

Um senhora comemorando na sala de casa após ver a notícia sobre pagamento do 14º salário para aposentados do INSS vai sair este ano
Imagem: Reprodução/Freepik

A PL 4367/2020

A PL 4367/2020 é uma proposta de Pompeo de Mattos – PDT/RS, e também prevê o pagamento de um 14º salário para o período de 2020 e 2021. A medida seria uma maneira de ajudar pessoas, sobretudo vítimas da covid-19 (direta ou indiretamente).

Muitos acreditavam que os passos finais para a aprovação desse projeto, ocorreriam em votações no mês de março de 2024, o que não ocorreu. Além disso, a iniciativa Senado Verifica, fez uma publicação durante este mês abordando o assunto.

Segundo  a matéria que a página publicou, após investigações, houve a constatação de que o pagamento do 14º salário era uma fake news. Com isso, se faz fundamental desconfiar de qualquer anúncio referente a um benefício como este.


Quando será pago o 14º salário dos aposentados?

Se você compartilha desta dúvida com outros milhares de brasileiros, saiba que ainda não há uma data definida para o repasse do benefício. O primeiro passo para chegar em uma definição é a aprovação da PL 4367/2020.

A partir do momento em que há esta aprovação, é possível falar em valores, datas e pessoas que receberão o benefício, de fato. No entanto, ainda resta algumas esperanças para quem aguarda o pagamento de um 14º salário anual.

Uma possibilidade, seria a discussão da PL em 2025. Mesmo assim, não dá para afirmar quando ocorreria esta decisão, que ainda sim pode ser arquivada por representar um “grande custo” ao governo.

Outro ponto é que a narrativa que dava força para esta PL, era a crise gerada pela covid-19. Contudo, quatro anos depois, o Brasil e outros países já “superaram” o assunto e isso pode dar menos importância à iniciativa se ela contar com este fator social.

De todo modo, você já sabe que não vai haver pagamento do 14º salário para aposentados do INSS vai sair este ano! Mas não deixe de conferir outros benefícios que estão em vigor.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista