Atenção! Comunicado importante para quem usa pagamento por aproximação em 2024
Nos últimos anos o avanço da tecnologia trouxe diversas inovações importantes para o setor financeiro, especialmente no que diz respeito a transferências de dinheiro.
Mas isso também trouxe vulnerabilidades das quais gente mal intencionada pode se aproveitar para enganar as pessoas e a mais recente envolve o pagamento por aproximação.
Nos últimos meses vimos diversos casos onde as transferências via Pix foram usadas para aplicar golpes, mas um caso recente envolvendo a tecnologia NFC (Near Field Communication) pode ser ainda pior.
A preocupação agora é sobre um novo malware que tem a capacidade de se camuflar quase perfeitamente em celulares, permitindo que os criminosos roubem os dados dos cartões e façam pagamentos sempre que quiserem.
Como funciona o novo malware de NFC?
O malware foi descoberto pela ESET, uma empresa de segurança na República Tcheca, e chamou automaticamente a atenção dos especialistas pela forma engenhosa como ele funciona.
Segundo a empresa, o ataque começa como outro qualquer. Os criminosos enviam mensagens para as vítimas fingindo ser associados com bancos e outras instituições financeiras.
A partir daí, eles convencem as pessoas a instalar um aplicativo do seu serviço para aparelhos Android, mas que, na verdade, é um vírus que vai vigiar o dispositivo.
Mas a grande diferença entre ele e outros vírus encontrados por aí é que ao invés de um aplicativo normal para celular (apk) ele é, na verdade, um PWA (Progressive Web Apps).
Basicamente, ele é uma aplicação web “instalada” no celular usando o próprio navegador do aparelho. Por esse motivo, ele consegue passar despercebido pela maioria dos antivírus.
Onde a mágica acontece
Mas a parte mais incrível do malware é como ele funciona. Ele consegue capturar os dados durante pagamentos usando a tecnologia NFC e transmiti-los diretamente para os servidores dos hackers.
Uma vez lá, os criminosos conseguem realizar transações financeiras fraudulentas reproduzindo essas transações como se elas tivessem sido feitas pelo próprio aparelho infectado.
Além disso, os golpistas conseguem acesso a informações pessoais da vítima que podem servir para outros tipos de ataques.
E por causa da dificuldade para identificar que o celular foi infectado com um vírus, a vítima só percebe que seu aparelho foi infectado tarde demais.
Como evitar cair em golpes durante pagamento por aproximação
Os casos envolvendo esse golpe foram detectados na Europa, onde um suspeito foi preso acusado de ser uma das pessoas por trás dos ataques.
No momento, ainda não há registro de um caso parecido no Brasil, mas os especialistas de segurança afirmam que o malware deve se espalhar por outras regiões rapidamente, incluindo o Brasil.
Mas se você quiser se proteger do golpe do pagamento por aproximação, existem algumas coisas que você pode fazer para ficar seguro no Android. Confira:
- Utilize a Google Play Store para garantir que os aplicativos sejam de fontes confiáveis;
- Evite clicar em links de fontes desconhecidas e não verificadas;
- Atualize regularmente seu sistema para garantir que seu dispositivo tenha as últimas correções de segurança;
- Instale um antivírus ou outro software de segurança para proteger seu dispositivo.
E se você achar que isso não é o suficiente, você pode desligar seu NFC quando não estiver usando ou até mesmo parar de usar o serviço de vez no seu celular.
Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!