Países que utilizam a escala 4×3 na jornada de trabalho: veja a lista completa
Países que utilizam a escala 4×3 na jornada de trabalho: veja a lista completa.
A PEC do fim da jornada 6×1 é uma das principais discussões no Brasil, e promete mudar o cenário do trabalho no país.
E uma das propostas é estabelecer a jornada de trabalho 4×3.
Veja agora outros países que já oferecem esse tipo de jornada; confira!
O que diz a PEC da jornada 6×1?
Em primeiro lugar, ainda não se trata de uma PEC, visto que o projeto da Deputada Erika Hilton ainda colhe assinatura dos colegas parlamentares.
O principal argumento é proibir a jornada 6×1, muito usada no setor de comércio e serviços, como supermercados, lojas de shopping e academias.
Além disso, a PEC propõe a jornada 4×3 como a base para o mercado, chegando a uma jornada de trabalho de 36 horas semanais.
AInda não há nenhuma previsão de quando o processo realmente vai se iniciar para a aprovação das casas do governo.
Outros países já implementaram a jornada 4×3?
Ao longo dos últimos anos, sobretudo após a pandemia de Covid-19, o tema jornada de trabalho virou discussão em todo o mundo.
Assim, muitos países vêm implementando novas jornadas de trabalho, principalmente em função da promoção da saúde pública da população.
Em primeiro lugar, ainda não há legislações de fato em muitos países que implementam apenas a jornada 4×3, mas sim uma série de testes e experimentos em diversos locais pelo mundo.
Conheça o Projeto 4 Day Week
A empresa Perpetual Guardian apresenta o projeto 4 Day Week, que faz parcerias com outras empresas ao redor do mundo para testar a jornada de trabalho de 4 dias.
Nesse sentido, países como Holanda, África do Sul, Chile, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Noruega e Bélgica já fizeram testes de jornada de trabalho de 4 dias, normalmente com bons resultados.
Na maior parte dos países, foram feitos experimentos pontuais em determinados setores da economia.
O sucesso na Islândia e no Japão
Um dos países que mais investiram na jornada 4×3 é a Islândia, ilha europeia com menos de 400 mil habitantes.
Ao longo dos últimos anos, o país começou a investir em iniciativas desse tipo, o que aumento em 2022, e boa parte da população ativa já trabalha no formato 4×3.
No Japão, a Microsoft e outras empresas aumentaram o fim de semana uma vez no mês para cada funcionário, o que representou o aumento da produtividade em 40%.
Outras experiências ao redor do mundo
Por mais que ainda não tenha atingido o 4×3, alguns países europeus vêm propondo a redução da jornada de trabalho.
A maior parte do mundo ainda segue a jornada de 40 horas semanais, enquanto França e Bélgica trabalham cerca de 35 a 36 horas por semana.
A Holanda é um dos casos que mais investe em uma jornada melhor, com a média de 32 horas semanais na maior parte das empresas.
O governo português também já testou a “Semana de Quatro Dias” em 2023, com mais de 41 empresas, mostrando bons resultados.
Por sua vez, os Estados Unidos também estabelecem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, porém, muitas empresas já começaram a testar a redução.
Já o Canadá traz outra experiência bem diferente, visto que cada parte do território tem sua própria jornada de trabalho, inclusive com os testes e semana reduzida.
Qual o futuro da PEC no Brasil?
As dicussões sobre a PEC ficarão nas notícias brasileiras por um bom tempo.
É bem difícil que a escala 4×3 seja estabelecida, mas o fim da jornada 6×1 pode ser uma realidade bem mais possível.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.