PIX agendado será obrigatório? Entenda as novas regras do Banco Central
Bancos recebem mais um aviso do Banco Central, e PIX agendado será obrigatório!
Este serviço já está disponível em alguns bancos digitais desde dezembro de 2023.
No entanto, desde o dia 28 de outubro, nesta segunda-feira,
PIX agendado será obrigatório: confira o que muda
O serviço do Pix agendado recorrente, promete facilitar o repasse financeiro para milhões de pessoas, sobretudo, profissionais brasileiros.
A princípio, alguns bancos já oferecem a opção através de seus aplicativos. No entanto, será obrigatório a disponibilidade do serviço até abril de 2025.
Assim, as instituições que ainda não oferecem essa opção, têm até este período a contar do dia 28 de outubro de 2024, para disponibilizarem aos seus clientes.
Como funciona um Pix agendado?
O Pix agendado permite que o usuário programe transferências para datas futuras, o que traz maior controle financeiro para os cidadãos.
O seu funcionamento é simples, uma vez que você precisa selecionar a opção de agendamento no aplicativo do banco, definir o valor e a data da transação.
Dessa forma, o banco realizará a transferência automaticamente no dia que você marcou.
Sem dúvida, esta função é útil para pagamentos recorrentes, como contas ou mensalidades. Este também se torna um caminho para evitar atrasos e juros.
Além de segurança e praticidade, o Pix agendado facilita o planejamento financeiro. Aliás, é possível cancelá-lo a qualquer momento antes da data programada.
O que acontece se eu não pagar um Pix agendado?
Como você pôde entender até aqui, ao agendar um Pix, o valor sairá da sua conta automaticamente. Para isso, é claro, basta ter saldo suficiente disponível.
O Banco dá prioridade para realizar pagamentos entre 00:00 e 08:00. Se entre este período não for possível retirar o valor da conta original, o cliente recebe uma notificação.
Depois disso, o banco tenta fazer a transferência novamente entre 18:00 e 21:00. Caso não seja possível, o cliente receberá outro aviso do banco.
🚨 Mas se continuar sem saldo suficiente, a transação não será concluída, e o pagamento será cancelado.
De todo modo, independentemente do atraso, o Pix agendado não gera juros ou multas por falta de pagamento.
Contudo, é importante monitorar o saldo da conta para garantir que transações essenciais ocorram sem problemas.
Para que serve Pix agendado?
Com sua facilidade e primícia de ser recorrente, o Pix agendado é ideal para quem deseja automatizar pagamentos e gerenciar suas finanças de forma prática.
Assim, é possível programar transferências para datas futuras, o que ajuda a evitar atrasos e reduzir o risco de esquecer pagamentos importantes.
Com a exigência do Banco Central e futura disponibilização entre todos os serviços bancário, é possível usá-lo para diferentes finalidades. Isso inclui:
- Pagamento de contas recorrentes;
- Mensalidades;
- Ou até mesmo para enviar dinheiro a um familiar em datas fixas.
A flexibilidade de agendar permite que o usuário ajuste a movimentação de valores ao seu calendário financeiro, promovendo um maior controle sobre o fluxo de caixa.
Além disso, o Pix agendado é vantajoso para pessoas e empresas que desejam melhorar a organização financeira, uma vez que elimina a necessidade de realizar transferências manuais regularmente.
Já estava sabendo dessa novidade? Você descobre muito mais entre as nossas atualizações diárias aqui, no Brasileiro Trabalhador.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.