Pix no celular: conheça as novas funções e veja como usar

Pix no celular passa por constantes atualizações para atender melhor os clientes do Brasil que utilizam o serviço diariamente.

Em novembro, novidades já entraram em vigor, mas nem todos talvez saibam das possibilidades que o serviço traz para a população.

Quer saber mais? Então, venha com a gente até o fim desse artigo!

Foco na mão de uma pessoa que segura um smartphone com o símbolo do Pix no celular
Imagem: Reprodução

Quais as novas regras para o Pix?

O Banco Central implementou novas regras no Pix com o objetivo de melhorar a segurança e aumentar a conveniência nas transações via celular.

A partir de agora, as instituições financeiras devem aplicar limites de valor por transação e por período, o que se baseia nos dispositivos dos clientes.

Agora, dispositivos que não têm autorização prévia no aplicativo do banco, poderão fazer transações limitadas através do Pix:

  • R$ 1000 por dia;
  • R$ 200 por cada transação.

Outra mudança importante é a possibilidade de bloqueio cautelar, uma medida que permite que a instituição financeira retenha valores suspeitos de fraudes por até 72 horas para investigação.

Esse tempo adicional possibilita uma análise minuciosa dos dados, reduzindo as chances de prejuízo para o usuário.

A nova regulamentação também inclui a obrigação dos bancos de oferecer canais de comunicação ágeis e eficientes para que o cliente possa reportar problemas rapidamente.

Pix por aproximação

Uma das novidades que as pessoas mais aguardam, é o Pix por aproximação, que fica disponível no próximo ano para a população.

Assim, será possível realizar pagamentos apenas aproximando o celular do dispositivo do recebedor.

Isso, por sua vez, dispensa o uso da necessidade de QR codes ou senhas digitadas.

Essa novidade, será implementada por meio do uso da tecnologia NFC (Near Field Communication), responsável pela praticidade dos cartões além de dispositivos móveis.

Com essa mudança, o Pix por aproximação apresenta mais conveniência para pagamentos sem contato.

Isso, portanto, torna o processo mais rápido, ideal para ambientes dinâmicos, como transporte público, pequenas compras em lojas ou mesmo em eventos e festivais.

🔎 Para usar essa funcionalidade, é necessário que o dispositivo do pagador e do recebedor possuam tecnologia NFC habilitada.

Aliás, a ativação do Pix por aproximação deve ser feita pelo usuário em seu aplicativo bancário, o que garante controle e segurança sobre o uso da nova ferramenta.

Pix agendado recorrente

Agora, além de agendar um pagamento para uma data específica, você poderá programar transferências recorrentes para ocorrerem de forma automática.

De fato, esse recurso é muito útil para quem precisa realizar pagamentos fixos com frequência, como aluguel, mensalidades, assinaturas e outros compromissos financeiros.

O agendamento recorrente chega em 2025, e oferece uma alternativa prática para reduzir o risco de atrasos em pagamentos importantes.

Os clientes de bancos poderão utilizar nos próprios aplicativos dos bancos, onde o usuário define o valor, o recebedor, e a periodicidade do pagamento.

Se você chegou até aqui, sem dúvida, está por dentro das novas funcionalidades do Pix no celular.

Estas atualizações do Banco Central, chegam para trazer ainda mais praticidade e segurança para esse serviço de pagamento instantâneo.

Com o Pix por aproximação, os pagamentos ficam mais ágeis e seguros; enquanto o agendamento recorrente, possibilita automatizar compromissos financeiros.

Essas mudanças refletem o compromisso do Banco Central em aprimorar constantemente o Pix.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.