Pix promete ficar mais rápido e fácil: veja como vai funcionar!

O BC promete o Pix mais rápido e fácil com a nova implementação de tecnologia, e você pode entender como funciona!

Pix promete ficar mais rápido e fácil: veja como vai funcionar!
Foto: Divulgação

O Pix já é o método de pagamento queridinho do Brasil, funcionando bem tanto para mandar dinheiro para pessoas ou para fazer compras.

E ao longo dos próximos meses, deve incorporar uma tecnologia já bem conhecida no mercado brasileiro: o pagamento por aproximação!

Como vai funcionar o Pix por aproximação?

O pagamento por aproximação já entrou na cultura do brasileiro. Isso porque permite pagar apenas ao encostar o cartão na maquininha.

Esse tipo de operação funciona sobretudo para cartões de crédito e de débito. A proposta, então, é que o Pix incorpore o tipo de pagamento.

Como configurar o Pix por aproximação?

Por sua vez, o Pix por aproximação vai funcionar da mesma maneira. O cidadão poderá incorporar o Pix na carteira digital, sobretudo em apps Android e iOS.

Após instalar o Pix diretamente na carteira digital, você poderá realizar pagamentos ao inserir a senha configurada.

Assim vai funcionar de maneira bem parecida com o pagamento por aproximação dos cartões, inclusive com a possibilidade de colocar valores limite.

Quando começará a valer?

Recentemente, ainda no começo de agosto, o Banco Central já divulgou algumas diretrizes para a operação, que precisará contar com a instalação do Open Finance por parte dos bancos.

E de cordo com a proposta do governo, os testes devem começar já em novembro de 2024, com as empresas cadastrando seus protocolos.

Porém, pode-se esperar o uso em comum para o público apenas em 2025, ainda sem grandes certezas sobre a data certa.

Por sua vez, quando a tecnologia ficar disponível, a própria pessoa poderá configurar em seu smartphone o pagamento por aproximação.

Quais os riscos do Pix por aproximação?

O Pix tem sido alvo de golpes ao longo dos anos, principalmente pela facilidade de pagamento.

Por isso, de fato é preciso se preocupar com o pagamento por aproximação. A expectativa é que os responsáveis do BC anunciem medidas de segurança, como limites e outras configurações para o uso.

Mais novidades para o Pix

O Pix pretende passar por muitas evoluções ao longo dos próximos anos, e o anúncio mais recente é em relação ao Pix Automático.

Isso porque a proposta era implementar a tecnologia ainda em 2024, mas foi adiado para o segundo semestre de 2025.

O serviço funciona também de maneira parecida com o que já é feito, permitindo configurar pagamentos automáticos já pré-estabelecidos, como mensalidades de academias e de contas.

Outra expectativa grande para o Pix é o pagamento offline. Por conta das dificuldades de conexão, há uma boa esperar para oferecer maneiras de fazer o pagamento sem precisar logar na plataforma do banco.

Porém, isso deve demorar um pouco, já que não há nenhuma previsão ainda de implementar tal funcionalidade.

De toda maneira, ao longo dos próximos anos, o BC deve investir bastante em tornar o Pix cada vez mais fácil e cômodo para comerciantes e compradores, tratando-se de um método muito importante para o Brasil!

 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.