Por que o governo BARROU o horário de verão? Entenda os motivos!

Por que o governo BARROU o horário de verão? Entenda os motivos!

Por que o governo BARROU o horário de verão? Entenda os motivos!
Foto: Edição BT

O governo brasileiro bateu o martelo: não vai ter horário de verão em 2024, segundo o comunicado do Ministério de Minas e Energia.

Veja agora os motivos para a decisão!

Governo decide: não terá horário de verão em 2024!

Nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, o governo deu a resposta final sobre a volta do horário de verão em 2024.

E de acordo com a resolução do governo, não vai ter horário de verão em 2024, frustrando as expectativas de quem aguardava pelo retorno da prática que não acontece mais desde 2019.

A resposta foi dada pelo Ministério de Minas e Energia, pelo ministro Alexandre Silveira, que comentou sobre a decisão. Veja o que disse o ministro:

“Nós hoje, na última reunião com o ONS [Operador Nacional do Setor Elétrico], chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, citou Silveira.

Quais os motivos para a decisão?

Nas palavras do próprio ministro, o Brasil tem a segurança energética assegurada, ressaltando também o início modesto do reabastecimento.

Ao longo dos últimos meses, o país sofreu e vem sofrendo com a seca, o que tem reduzido a capacidade hídrica das produtoras de energia.

No entanto, como ressaltou o próprio ministro, não há riscos de crises energéticaso que também desmotivou o retorno do horário de verão.

Além disso, um dos motivos é a própria época do ano. Uma delimitação do horário de verão à essa altura de 2024 poderia impactar fortemente muitos setores da economia.

A aviação, por exemplo, é uma área que sofreria bastante com a mudança de horário, o que também aconteceria com outros segmentos de mercado.

Por que o horário de verão foi interrompido?

De acordo com o próprio governo federal, o horário de verão tinha o objetivo de aumentar a economia de energia.

No entanto, ao longo dos anos, o brasileiro foi mudando os seus hábitos de consumo, deslocando o maior uso da energia elétrica na parte da tarde.

Por isso, ainda em 2019, o governo do presidente Jair Bolsonaro cancelou o horário de verão no país.

Segundo estudos do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o horário de verão não representava mais economia significativa para motivar o adiantamento do relógio.

Portanto, foi justamente por essa falta de economia efetiva que o Brasil cancelou o horário de verão. Vale ressaltar que a prática continua nos países europeus, por exemplo.

Há chances de o horário de verão voltar em 2025?

O próprio governo deixou claro que o país não tem necessidade de voltar o recurso neste verão, mas que pode discutir novamente o assunto em 2025.

Nesse sentido, no primeiro semestre de 2025, o tema já deve voltar à pauta do governo, sobretudo com mais tempo para decidir antes dos meses de outubro e dar mais espaço para a economia nacional.

Ainda não é possível saber se o governo vai tender a retomar ou não o horário de verão, visto que a previsão era de um positivo para 2024, o que não se concretizou.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.