Prazo final! Esta é a ÚNICA forma de você não ter seu Bolsa Família bloqueado

Bolsa Família pode ser bloqueado a qualquer momento e demorar mais de 60 dias para liberar novo auxílio se você não fizer este procedimento! Veja o passo a passo simples e garanta o seu auxílio no valor integral.

Todos os meses o governo federal faz um pente fino e DESATIVA o bolsa família de quem não cumprir com determinados requisitos. Alguns erros simples podem acabar fazendo o bene´ficio ser suspenso, nem que seja por alguns meses, trazendo mais insegurança financeira às famílias que já passam por dificuldades para bancar as contas básicas. 

Para evitar passar por este sufoco no próximo mês veja quais são as regras ATUALIZADAS que vão fazer o benefício do bolsa família ser cortado pelo governo na próxima revisão do benefício. 

Anote aí:

mãe e criança beneficiários do bolsa família tristes por terem o benefício cancelado em 2024 por falta de atualização no cadúnico

Motivos para corte ou suspensão do Bolsa família 

  • Falta de atualização cadastral no Cadúnico por um ou mais integrantes da família
  • Renda famíliar ultrapassou o limite: se algum membro da família tem a carteira registrada ou atualização da renda familiar per capita o governo federal pode acabar bloqueando o benefíci por inconsistência de dados
  • Óbito de beneficiário: se um dos benefíciários pertencente ao seu grupo familiar vai a óbito isso pode acbar mudando o benefício da sua família ou tendo que fazer uma atualização cadastral
  • Não cumprimento de regras para as crianças: para continuar recebendo é preciso ter frequencia escolar, acompanhamento da saúde como vacinação e consultas médicas em dia. Manter a programação escolar ou de saúde das crianças em atraso também pode levar a suspensão temporária do benefício até regularização da situação.

Como atualizar o cadastro do Bolsa Família no CadÚnico e evitar bloqueios

A única forma de você não ter o seu bolsa família bloqueado e prevenir surpresas desagradáveis é mantendo o seu cadastro atualizado no cadúnico.  Por lá, todas as informações serão usadas pelo sistema e garantirão que os pagamentos aconteçam na data prevista do calendário oficial, conforme o final do NIS (número do cartão do CadÚnico). 

Documentos necessários

Anote os documentos que você vai precisar ter em mãos para fazer a atualização cadastral sozinho pela internet:

  • CPF ou título do eleitor;
  • Documento de identificação oficial (pode ser CNH, RG, carteira de trabalho);
  • Comprovante de residência (pode ser conta de água, luz, telefone ou declaração de residência assinada – no caso de quem mora de aluguel e não tenha um comprovante no nome do beneficiário que usou o nome para fazer o cadastro no bolsa família);
  • RG e CPF de cada um dos memebros pertencentes o grupo familiar inscrito no programa.

Passo a passo para atualizar cadastro do Bolsa Família

  1. Acesse o app do Cadastro Único disponível na Play Store ou na Apple Store;
  2. Na página inicial clique em “login via Gov.Br”;
    passo a passo para atualização do cadúnico pelo gov br
  3. Use seu CPF e senha para fazer o login no sistema;
  4. Na página inicial do app clique em “Atualização cadastral por confirmação”;
    passo a passo para atualização do cadúnico e evitar te bolsa família cortado
  5. Atualize as informações e clique em “Enviar”. 

Caso você tenha qualquer problema para fazer a atualização do seu cadastro online pelo aplicativo é importante que vá até o CRAS mais próximo da sua localização para solicitar a atualização e evitar bloqueios inesperados.

Quanto tempo demora para atualizar cadastro do Bolsa Família?

Após o envio das suas informações seja pelo aplicativo do Bolsa Família ou presencialmente por meio de um CRAS o programa pode levara té 30 dias corridos para identificar as novas informações. Em caso de benefícios que já tenham sido suspendidos o prazo para processamento das novas informações pode levar até 90 dias para voltar a receber os valores conforme o calendário previsto. 

Consulte a situação do seu benefício pelo aplicativo Caixa Tem e confira aqui no Brasileiro Trabalhador o calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família 2024 para saber quando receberá a próxima parcela do auxílio. 

Gilmar Penter
Escrito por

Gilmar Penter

Com uma carreira jornalística iniciada em 2013, Gilmar Penter se dedica a traduzir temas complicados, como economia popular, benefícios do governo e questões ambientais, para uma linguagem simples e acessível. Além da redação com SEO, têm passagens pelo rádio e experiências na produção audiovisual e em fotojornalismo.