Preço da gasolina pode cair com nova medida do governo? Entenda

O preço da gasolina pode cair? O governo federal pretende levar ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a proposta de aumentar para 30% a mistura de etanol anidro na gasolina.

Essa medida faz parte da estratégia para reduzir a dependência do país em relação à importação de combustíveis e fomentar o setor sucroalcooleiro. Mas essa mudança realmente pode resultar na redução do preço da gasolina? Vamos entender os impactos dessa decisão.

Uma mulher abastecendo vendo que o Preço da gasolina pode cair
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Como a nova mistura pode impactar o preço da gasolina?

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirma que a maior presença de etanol na composição da gasolina pode baratear o custo final ao consumidor. Segundo ele, a expectativa é de que a mudança reduza o preço em até R$ 0,13 por litro.

O motivo principal para essa redução está na diferença de tributação entre os combustíveis. O etanol anidro tem carga tributária menor do que a gasolina A (ainda sem a mistura de etanol), o que poderia impactar positivamente no preço final ao consumidor.

Ademais, há uma tendência natural de queda nos valores do etanol nos próximos meses, com a chegada da nova safra de cana-de-açúcar. Esse fator pode contribuir para uma redução ainda maior nos custos do combustível.

Como esta medida pode te beneficiar?

Além da possível redução no preço da gasolina, o aumento da mistura de etanol traria outros impactos positivos:

  • Menor dependência da importação de gasolina: O Brasil poderia deixar de importar cerca de 760 milhões de litros de gasolina por ano e, possivelmente, até exportar combustível.
  • Aumento da demanda por etanol: A estimativa é de um crescimento de 1,5 bilhão de litros na demanda anual pelo biocombustível.
  • Geração de empregos: Para atender a essa demanda, seriam necessários investimentos de aproximadamente R$ 9 bilhões no setor sucroalcooleiro, o que resultaria na criação de 25 mil novos empregos diretos e indiretos.
  • Redução nas emissões de gases poluentes: A maior utilização do etanol ajudaria a diminuir a emissão de CO₂ em cerca de 1,7 milhão de toneladas ao ano, o equivalente a retirar 720 mil veículos das ruas.

Preço da gasolina pode cair mesmo? veja alguns desafios e críticas

Apesar das vantagens destacadas pelo governo, especialistas apontam algumas preocupações. A principal é a redução na autonomia dos veículos, uma vez que o etanol tem um poder calorífico menor do que a gasolina, exigindo maior consumo para gerar a mesma energia.

Além disso, outra questão levantada é o impacto em determinados segmentos que utilizam gasolina pura, como embarcações, aeronaves experimentais e algumas ferramentas motorizadas.

Há também veículos antigos e importados que podem ter dificuldades de adaptação a uma mistura com maior teor de etanol.

O Brasil vai precisar importar gasolina ainda?

Mesmo sendo um grande exportador de petróleo, o Brasil ainda importa gasolina. Isso ocorre porque o parque de refino nacional não tem capacidade suficiente para atender toda a demanda interna.

Com o aumento da mistura de etanol, entretanto, há a estimativa de que cerca de 1 bilhão de litros de gasolina A deixariam de ser consumidos. Assim, a redução da necessidade de importação tornaria o mercado brasileiro menos refém de oscilações internacionais.

Por fim, o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina para 30% pode trazer benefícios como:

  • Menor dependência da importação;
  • Geração de empregos;
  • Redução nas emissões de poluentes.

No entanto, os impactos no preço da gasolina ainda vão depender de algumas variáveis como a safra de cana-de-açúcar e a política tributária.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.