Previdência em crise: Falta de estatísticas e revisão de gastos impactam benefícios
Por conta da Previdência em crise, a falta de estatísticas e a atual revisão de gastos do governo pode impactar diretamente nos benefícios.
De acordo com as autoridades, os sistemas da Previdência tiveram um grande problema recente, o que pode ter sérios impactos nos beneficiários; e você pode entender o que aconteceu!
O que tem acontecido com a Previdência?
A Previdência Social, responsável pelos benefícios do INSS, vem passando por graves problemas tecnológicos ao longo dos últimos meses.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o sistema responsável por atualizar o Beps, Boletim Estatístico da Previdência Social, não vem funcionando corretamente.
Isso quer dizer que, desde abril de 2024, o Ministério não consegue acessar o Suibe, Sistema Único de informações de benefícios.
E o problema começou quando o Ministério identificou uma exposição indevida dos dados dos previdenciários, solicitando mudanças nos sistemas de segurança relacionados ao INSS.
O serviço é feito pela Dataprev, empresa de tecnologia do governo que presta o trabalho para o INSS.
Há meses, os servidores públicos da Previdência Social do Ministério não conseguem acesso ao Siube para detalhar os benefícios sociais para o público brasileiro.
E o que impacta a falta de estatísticas do INSS?
O Boletim Estatístico é atualizado a cada 30 anos, sendo considerado uma importante fonte de informações para a concessão de benefícios sociais.
Isso porque as informações que constam no boletim são importantes tanto para dar andamento às solicitações em atraso quanto controlar de maneira mais próxima a gestão dos benefícios, evitando fraudes.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a partir do dia 27 de julho de 2024, o Dataprev começou a enviar as senhas para os servidores do órgão.
Portanto, pode ser que ao longo das próximas semanas, os servidores do MPS consigam retomar o acesso para a atualização do Beps de maneira correta para fornecer informações necessárias.
Por que a Previdência está em crise?
A situação da falta de atualização do Beps acontece porque a entrada no sistema é feita com a inserção de login e senha pelos usuários.
Com a exposição incorreta, o Dataprev precisou rever protocolos de segurança, o que impediu o acesso. De toda maneira, o quadro vem gerando bastante estresse entre as partes, sobretudo com a situação recente.
Ainda em julho de 2024, o governo federal anunciou cortes de quase 26 bilhoes de reais no orçamento nacional, o que pode impactar diretamente nos benefícios sociais.
O BPC, o Benefício da Prestação Continuada, passará por um grande pente-fino para indentificar potenciais fraudes ou usos indevidos do benefício social.
Ao longo dos últimos meses, foi registrado um grande aumento de pedidos do BPC, e o governo buscará por irregularidades nos sistemas para dar uma enxugada no orçamento.
De toda maneira, não há outras grandes confirmações de pentes-finos para outras áreas, como o Bolsa Família, mas é bem provável que haja novas reduções por parte do governo.
Por isso, a situação de falta de acesso ainda pode gerar problemas com os beneficiários do INSS, mas é preciso aguardar os próximos passos da Previdência Social.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.