QR Codes substituirão códigos de barras até 2027! Veja como se preparar
Muito tem se especulado nos últimos dias se os QR Codes substituirão códigos de barras até 2027.
Estimativas indicam que o mercado já está se preparando para fazer a transição, mas ela exige tempo, colaboração de diferentes frentes, e modernização de tecnologias.
A seguir veremos como esta mudança pode ocorrer, afinal, que ela vai acontecer, é certo, agora resta aguardar o processo de substituição.
Se prepare: QR Codes substituirão códigos de barras até 2027
Sem dúvida, a maioria das pessoas já teve uma interação com o código de barras.
Eles estão presentes em rótulos de produtos, tarifas e nos boletos de bancos.
A sua interação com o mercado começou em 1974, e desde então, a tecnologia revolucionou a logística, precificação, gestão de estoque entre outros diferentes setores.
Entretanto, estamos em constante evolução e neste âmbito também não foi diferente.
Embora seja muito útil até os dias atuais ─ basta pegar o rótulo de qualquer produto ─ o mundo começa os preparativos para dar o próximo passo.
A implantação do QR Code e a substituição do código de barras
É inegável que os últimos anos deram o palco necessário para as pessoas conhecerem a eficácia do QR Code.
Além disso, o avanço tecnológico, como a maior acessibilidade gerada pelos smartphones, também foi essencial para este acontecimento.
Mas e se te falássemos que esta tecnologia que parece de 2015, na verdade, surgiu em 1994?
Pois, é. O QR Code, portanto, só estava aguardando sua hora de brilhar, e parece que ela chegou.
Afinal, vivemos na era da informação, e frente ao código de barras, o QR é capaz de armazenar muito mais dados.
Hoje, pelo código de barras, a principal função executada pelo consumidor, é a de precificação.
Contudo, o QR Code permite ir além, o que possibilita gerar ainda mais proximidade com os clientes, e claro, transmitir mais informações de forma simples e ágil.
Uma transição nada fácil: quando o QR Code entra em ação?
Seria incrível se fosse apenas realizar a atualização do software ou algo similar, mas estamos falando de duas tecnologias diferentes.
Por trás do código de barras também há toda uma cadeia que não inclui apenas softwares, mas também hardwares.
Então, estamos falando de equipamentos, empresas, programas, uma série coisas que podem tornar esta transição mais trabalhosa. Lembre-se que estamos falando em escala global.
De todo modo há a previsão de implantação do QR Code no lugar do código de barra está para 2027, com algumas empresas já se movimentando.
Até porque a transição será feita gradualmente, com atualização de máquinas, processos, programas, conscientização dos clientes, entre outros fatores.
As empresas terão que fazer um grande esforço, no entanto, muitas garantem que apesar do trabalho este custo não chegará ao consumidor final.
Apesar de todos os desafios, é inegável que a mudança é vital para a atualização de um dos sistemas mais utilizados no mundo.
Se tudo der certo, daqui a cinco anos, a forma como lidamos com produtos, talvez até a forma como pagamos por eles hoje, será totalmente diferente.
E se você não quer ficar de fora das novidades e o que está chegando aqui no Brasil, não vamos deixar de te convidar para ler as nossas atualizações aqui, no Brasileiro Trabalhador.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.