Qual aparelho é o maior vilão da conta de luz? Veja como economizar
Qual aparelho é o maior vilão da conta de luz? Ar-condicionado? Chuveiro? Televisão? Carregador de celular?
Hoje muitas podem ser as fontes de consumo, chegando ao ponto de ficar difícil mapear para onde vai tanta energia.
Qual aparelho é o maior vilão da conta de luz?
O aumento no valor da conta de luz, de fato, é uma preocupação para muitos brasileiros, ainda mais em tempos de altas tarifas e bandeiras tarifárias.
Não por menos, cada vez se torna mais importante saber qual aparelho consome mais energia na sua casa é o primeiro passo para economizar e evitar surpresas no orçamento.
Aqui está o maior vilão da conta de luz
De acordo com especialistas, o ar-condicionado ainda lidera o ranking de consumo energético em residências.
Mas não dá para ignorar também o impacto de aparelhos como geladeiras. Agora no verão nem tanto, no entanto, os chuveiros elétricos também são grandes responsáveis pelo aumento na conta.
O ar-condicionado, por exemplo, pode consumir até 30% da energia mensal, dependendo do tempo de uso e da potência do equipamento.
Chuveiros elétricos têm uma atuação especial no inverno, e se destacam entre os consumidores, já que demandam alta potência para aquecer a água rapidamente.
Já as geladeiras, apenas um dos itens indispensáveis de qualquer casa, o seu peso decorre, sobretudo, pelo consumo constante, funcionando 24 horas por dia.
Dicas para economizar energia elétrica
Embora seja difícil eliminar o uso desses aparelhos, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na conta de luz, principalmente se olhar ao longo prazo:
- Manutenção regular: limpe filtros do ar-condicionado e verifique o funcionamento de geladeiras e outros eletrodomésticos;
- Troque por aparelhos eficientes: invista em modelos com selo Procel A, que consomem menos energia;
- Use o ar-condicionado de forma consciente: estabeleça temperaturas entre 23°C e 25°C e desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;
- Aproveite a iluminação natural: durante o dia, priorize luz natural para evitar o uso excessivo de lâmpadas;
- Reduza o uso do chuveiro elétrico: banhos curtos e em temperaturas mais baixas ajudam a diminuir o consumo.
Outros aparelhos que impactam a conta de luz
Como em qualquer história, o vilão sempre tem seus capangas, e nesse combate para reduzir a tarifa de energia, você também pode se atentar a outros aparelhos.
Máquinas de lavar roupas, fornos elétricos e micro-ondas são exemplos de aparelhos que, quando usados com frequência, aumentam muito o consumo.
Além disso, para aparelhos como televisores e computadores, você consegue economizar só evitando o modo stand-by. Ou seja, tirando os dispositivos da tomada, ou ao menos, desligando completamente.
Como monitorar o consumo em casa?
Antes de encerrar, outra dica para te ajudar nessa batalha!
Uma estratégia eficaz é o uso de medidores de energia individuais, que mostram o gasto de cada aparelho. Assim, é possível identificar quais dispositivos consomem mais e ajustar hábitos para economizar.
Além disso, monitorar o histórico de consumo disponível nas faturas de energia e adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia pode ajudar ainda mais.
Tente reparar a diferença que faz deixar todas as luzes desligadas durante o dia, a redução no tempo do banho, e a remoção dos aparelhos da tomada quando não forem usados.
Isso também mostra essas microeconomias, o que incentiva a continuar melhorando.
Agora chegamos ao fim, e entender qual aparelho é o maior vilão da conta de luz é essencial para economizar e adotar hábitos conscientes.
Mas temos uma notícia boa também para começar o próximo, não deixe de ver:
Conta de luz ficará mais barata em 2025, veja o motivo para comemorar
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.