Quando surgiu a prova de vida do INSS e por que ela é feita até hoje

Quando surgiu a prova de vida do INSS e por que ela é feita até hoje.

Quando surgiu a prova de vida do INSS e por que ela é feita até hoje.
Foto: Edição BT

A Prova de Vida é um dos processos mais tradicionais do INSS, aplicado no Brasil já há alguns anos.

Mas você sabe exatamente o que é e como fazer a prova de vida? Confira agora!

Conheça a história da prova de vida

A Prova de Vida do INSS foi instituída no começo dos anos 1990, com o objetivo de apurar irregularidades no INSS.

Historicamente, a prova de vida do INSS era realizada presencialmente, com o beneficiário comparecendo fisicamente às agências do INSS.

Como diz o próprio nome, o objetivo é justamente provar que está vivo para continuar a receber os benefícios do INSS, como aposentadoria e pensão.

Ao longo dos últimos anos, o INSS investiu em novas tecnologias para a otimização dos seus processos, o que foi ainda mais acelerado com o Covid-19.

Por isso, a partir de janeiro de 2023, o INSS começou a integrar outros serviços para a realização online da prova de vida do INSS.

Como é realizada a prova de vida em 2025?

A prova de vida do INSS é um processo obrigatório para todos os aposentados e pensionistas, realizado anualmente.

E o objetivo continua o mesmo: atestar que o beneficiário está vivo, garantindo então a continuidade dos pagamentos sem irregularidades.

Atualmente, o governo faz um cruzamento de dados para atestar a situação do beneficiário.

E quais são esses dados? O governo usa outros registros, como idas ao SUS e a instituições bancárias, o que indica que o cidadão está vivo.

Portanto, o INSS procura realizar a verificação de todos os usuários com os fomatos online, usando todos os outros sistemas disponíveis para o seu cruzamento de dados.

O INSS pode convocar o beneficiário para a prova de vida presencial?

Sim, o INSS pode requisitar o comparecimento à uma agência do Instituto.

Na verdade, o INSS procura sempre realizar a prova de vida online, cruzando todos os sistemas possíveis.

Porém, caso não há a possibilidade de ter dados suficientes ou é encontrada alguma irregularidade, o INSS pode convocar o beneficiário.

E a comunicação do INSS é feita pelos canais oficiais do Instituto, como mensagens no aplicativo e cartas para a casa do beneficiário.

Após a convocação, o cidadão tem até 60 dias para realizar a comprovação de forma presencial para continuar a receber o benefício do INSS.

Não comparecer à prova de vida pode causar o bloqueio da aposentadoria ou pensão?

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do INSS, o órgão não fará o bloqueio do benefício para os beneficiários que não comparecerem à prova de vida.

A medida já estava válida ao longo de 2024, e teve a renovação por mais seis meses, conforme a publicação do dia 17 de janeiro de 2025.

Segundo o entendimento do INSS, é de responsabilidade do próprio Instituto fazer o cruzamento de dados do beneficiário, sem exigir a prova de vida ou a perícia médica.

Além disso, o órgão orienta os beneficiários a se protegerem de golpes, não acreditando em qualquer tipo de SMS sobre o benefício.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.