Que dia vai começar o horário de verão? Revelamos todos os detalhes aqui

Que dia vai começar o horário de verão? Esta é uma questão que entrará em discussão hoje pelo governo.

Nesta quinta-feira (15), portanto, o Ministério de Minas e Energia será responsável por bater o martelo e explicamos o que há por trás dessa decisão.

uma mulher ao sol, na praia, comemorando Que dia vai começar o horário de verão
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Que dia vai começar o horário de verão: decisão é hoje!

Antes de tudo, é importante enfatizar que ainda não foi decidido o dia para o retorno do horário de verão.

Contudo, recentemente o tema se tornou o foco do governo após a decisão de extingui-lo em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Alexandre Silveira é o ministro de Minas e Energia e durante semana passada, em um evento na Itália, revelou que o governo avaliaria se seria viável ou não, adotar o horário de verão novamente.

Lula já apoiou

Segundo Silveira, o atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, já deu o seu aval, caso o Ministério de Minas e Energia ache necessário o retorno do horário de verão.

Um dos pontos que levou o ministério a considerar o retorno, foi a recomendação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Assim, o ministro apontou que esta reunião de hoje, será para avaliar os riscos energéticos.

De todo modo, a decisão deve ser rápida, dada a eficácia neste momento crítico. As palavras do ministro deixam isso mais fácil de entender:

“Se tem algo que não se pode abrir em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade.

A importância maior do horário de verão ─ e tem muita importância ─ é entre 15 de outubro e 30 de novembro.

Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”.


Por que o horário de verão pode voltar?

Ainda em sua fala, o ministro destacou que não tem nenhum viés ideológico por trás do retorno do horário de verão.

Dessa forma, fez questão de deixar claro que a decisão seria tomada com base em questões técnicas.

Portanto, estabeleceu a decisão como política pública. Ele pontuou também o fato de ser uma escolha pautada em inciativas com foco no melhor para a população, sobretudo, economicamente.

Uma resposta para a seca

Como aponta o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), órgão que trabalha junto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, estamos no meio da pior estiagem da história do Brasil.

Dessa forma, há um temor por parte do governo em relação à chegada do horário de verão. Afinal, a estação impulsionaria o consumo de energia.

Então, o horário de verão seria uma maneira de amenizar os horários de picos, que seriam, a princípio, entre 17:00 e 20:00.

Mas como o governo vinha avaliando, outro horário de pico se formou no Brasil, sendo o período das 14:00 às 15:00.

Este, aliás, seria um dos motivos para o fim do horário de verão em 2019, a baixa eficácia na economia que proporcionava antes.

De todo modo, hoje saberemos se realmente haverá o retorno, e assim que sair a decisão, nós te informaremos aqui, no Brasileiro Trabalhador!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.