Queda nas compras internacionais? O que aconteceu após a Taxa das blusinhas?
Queda nas compras internacionais? O que aconteceu após a Taxa das blusinhas?
Desde o começo do segundo semestre de 2024, os consumidores precisam pagar impostos sobre as compras realizadas fora do Brasil.
A chamada “taxa das blusinhas” desagradou muita gente e causou mudanças no mundo das compras online.
Entenda a “taxa das blusinhas”
Ainda no começo de agosto de 2024, o Brasil começou com um novo imposto para as compras internacionais, a chamada taxa das blusinhas.
Basicamente, o imposto trata-se de 20% de alíquota nas compras internacionais de até US$ 50 e o equivalente em reais.
A taxa é informada para o cliente antes da compra em sites como Shein e Shopee.
Já para as compras acima do equivalente a 50 dólares e inferiores a 3 mil dólares, o imposto é de 60%.
Redução das compras em sites internacionais
De acordo com dados publicados pela Receita Federal no começo de 2025, houve uma queda de 11% no volume de remessas internacionais em relação ao ano de 2023.
Vale ressaltar que o imposto só começou a valer no segundo semestre. Ao longo de todo o ano de 2024, foram 187 milhões de remessas internacionais.
Apenas no primeiro mês de vigência do imposto, houve uma queda superior a 40% na importação dos produtos de até 50 dólares.
Já nos próximos meses, foi registrada uma certa padronização, mas ainda com reduções significativas e 30% da média anterior à lei.
Ainda segundo a Receita Federal, de agosto a novembro de 2024, foi registrada uma queda de 31% nas compras até 50 dólares.
Valorização do mercado nacional?
Na época da aprovação da lei, um dos grandes motivos ditos pelo governo foi o aumento das vendas do mercado nacional.
De acordo com dados do G1, o mercado de lojas como Riachuelo, Renner e C&A registraram aumento de até quase 20% nas vendas, com o crescimento de 6% no mercado de vestuário no Brasil no terceiro semestre de 2024.
No entanto, é preciso observar que já havia um certo crescimento do varejo nacional antes da medida.
Isso porque, ao longo dos últimos anos, a Receita Federal e o governo vêm investindo em melhores programas de crédito para alavancar o mercado nacional
Crescimento das plataformas digitais
Empresas como a Shein já registraram o aumento da presença de lojas brasileiras na plataforma.
Isso porque as compras realizadas no marketplace da Shein de compradores nacionais não têm a incisão do imposto.
Nesse sentido, de acordo com os dados da empresa, cerca de 55% das vendas da Shein no Brasil são de lojistas nacionais.
Por sua vez, de acordo com a Shopee, outra empresa grande no país, mais de 90% das vendas no país são de empresas brasileiras.
As informações foram passadas à BBC e também registradas em matéria do G1.
Aumento da arrecadação de impostos
Como se imaginava no começo, a mudanças alavancou a arrecadação de impostos, atingindo R$ 2,8 bilhões em 2024 no setor.
Ao todo, houve uma alta de 40,7% em relação ao no de 2023, muito em função também da nova taxa.
Assim, apesar de polêmica, a medida vem trazendo resultados em termos de arrecadação e aumento das vendas das empresas nacionais.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.