Quem trabalhou em 2023 pode receber saque especial; confira como fazer

Quem trabalhou em 2023 pode receber saque especial; confira como fazer.

Quem trabalhou em 2023 pode receber saque especial; confira como fazer.
Foto: Edição BT

Você trabalhou em um emprego formal ao longo de 2023? Então saiba que você pode ter até um salário mínimo a mais em 2025.

Veja agora como receber!

Prepare-se para o abono salarial de 2025

Os trabalhadores brasileiros ainda estão recebendo o abono salarial de 2024mas já há o planejamento para o benefício em 2025.

Nesse sentido, o abono salarial do PIS/Pasep trata-se dos programas tanto para a iniciativa privada quanto para os servidores públicos.

E todos os anos, parte dos valores arrecadados pelo PIS e pelo Pasep são repartidos para os trabalhadores por meio do abono salarial.

Quem pode receber o abono?

O governo estabelece critérios bem claros para receber o abono salarial, e a primeira delas é estar inscrito há pelo menos 5 anos no PIS o no Pasep.

Ou seja, para receber o benefício em 2025, é preciso estar inscrito pelo menos a partir de 2020.

Todo pagamento do abono salarial leva em consideração um ano-base, e para 2025, o ano-base é justamente o ano de 2023.

Portanto, para receber o benefício social do governo em 2025, você precisa ter trabalhado ao menos por 30 dias no ano de 2023 com carteira assinada.

O trabalhador não pode ter recebido mais de 2 salários mínimos na média, e não é necessário ter cumprido todo o tempo no mesmo lugar.

Você pode ter trabalhado em locais diferentes ao longo do ano, mas é preciso estar com todas as informações no RAIS e no eSocial. 

Qual o valor do abono salarial?

Quem trabalhou com carteira assinada durante todo o ano de 2023 receberá o salário mínimo vigente, esperando na faixa de R$ 1.502,00 no ano de 2025.

No entanto, quem trabalhou menos que um ano, precisará fazer o cálculo proporcional. E dividindo o valor do mínimo por 12x, é preciso ter como base que o valor mensal é de cerca de R$ 125,17.

Para ter uma noção maior do valor, basta multiplicar o mensal pelo valor de meses que você trabalhou em 2023. 

No entanto, o governo ainda precisa confirmar totalmente o valor do novo salário mínimo para ter mudanças no cálculo do abono salarial em 2025. 

Qual o calendário de pagamento do abono salarial em 2025?

O PIS/Pasep ainda não liberou o calendário oficial do abono salarial em 2025.

Normalmente, o benefício do abono salarial é pago na ordem do mês de nascimento do trabalhador. Caso siga o ano de 2024, o planejamento para o calendário de 2025 é o seguinte:

  • Nascidos em janeiro: pagamento em fevereiro de 2025;
  • Nascidos em fevereiro: pagamento em março de 2025;
  • Nascidos em março e abril: pagamento em abril de 2025;
  • Nascidos em maio e junho: pagamento em maio de 2025;
  • Nascidos em julho e agosto: pagamento em junho de 2025;
  • Nascidos em setembro e outubro: pagamento em julho de 2025;
  • Nascidos em novembro e dezembro: pagamento em agosto de 2025. 

Vale ressaltar que o governo ainda precisa confirmar o calendário de pagamento, algo que deve acontecer entre novembro e dezembro de 2024. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.