Reconhecimento facial do Gov.br não funciona? Veja como liberar a conta

Veja agora: reconhecimento facil do GOV.BR não funciona? Veja outras opções para liberar a conta!

Reconhecimento facial do Gov.br não funciona? Veja como liberar a conta
Foto: Agência Brasil

O portal do governo é muito útil na vida dos cidadãos, e você não pode ficar sem acesso né? Então veja como resolver o problema do reconhecimento facil!

O que é o portal GOV.BR?

À essa altura do campeonato, boa parte dos brasileiros já conhecem o portal gov.br, plataforma digital do governo federal para reunir uma série de serviços e de informações oficiais.

Por meio de um login único, você pode acessar serviços públicos como Receita Federal, INSS, Justiça Eleitoral, ENEM e carteira de trabalho.

O objetivo do governo é concentrar em uma única plataforma uma série de serviços corriqueiros da vida dos cidadãos, o que tem funcionado bem ao longo dos últimos anos.

Problemas com o reconhecimento facial do gov.br? Veja como resolver!

Para facilitar ainda mais o acesso à plataforma do governo, muitos usuários configuram o reconhecimento facial, formato de login muito comum na internet.

Porém, pode acontecer de dar algum problema na hora de fazer o login com o seu rosto.

O primeiro caminho é tentar novamente, mudando a iluminação, trocando de local e procurando melhorar o ângulo para ter uma imagem melhor do seu rosto.

Veja também as condições da câmera, limpando sujeiras que podem atrapalhar no reconhecimento facial.

Por fim, verifique a atualização do aplicativo ou do próprio smartphone, visto que erros de configuração podem atrapalhar o serviço.

Como resolver o problema?

Se o seu reconhecimento facial não funcionar, mas você conseguir fazer o login na plataforma, você pode reconfigurá-lo.

Nesse sentido, você pode selecionar a sua conta e refazer o reconhecimento facil para acessar novamente a plataforma.

Quais as outras maneiras de acessar o portal gov.br?

Você pode fazer o login na plataforma do portal gov.br por meio de uma conta bancária de instituições credenciadas como Caixa Econômica e Itaú Unibanco.

Para isso, insira o CPF e selecione a opção de “Esqueci minha senha”. Na sequência, escolha o banco e siga as instruções na tela para conectar-se à instituição bancária para fazer o login na plataforma.

Depois de fazer o login no banco, você poderá cadastrar uma nova senha para voltar a utilizar os serviços do gov.br.

Outra opção é fazer a recuperação da senha por e-mail ou por SMS, recebendo um novo código para fazer o login novamente na plataforma para recuperar o acesso.

Como garantir segurança com o portal gov.br?

No geral, o serviço do portal gov.br é tomado como seguro, principalmente porque trata-se de um produto do governo federal.

Nesse sentido, há boas camadas de segurança para proteger o seu login na plataforma. No entando, você pode adicionar maior proteção ao criar uma senha forte para o login.

Por isso, tome bastante cuidado ao selecionar senhas fracas, como data de nascimento.

Além disso, procure não fazer o login em celulares e computadores compartilhados, visto que é bastante perigoso acessar o portal gov.br a partir de qualquer dispositivo.

Com essas poucas dicas, você pode ter ainda mais conforto e segurança para usar o portal.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.