REFORMA do Imposto de Renda promete MUDAR tudo em 2025: Veja o que está em jogo!

Veja a reforma do Imposto de Renda que promete MUDAR TUDO em 2025!

REFORMA do Imposto de Renda promete MUDAR tudo em 2025: Veja o que está em jogo!
Foto: Ricardo Stuckert

O Imposto de Renda deve ser uma das grandes discussões no governo ao longo de 2025, seguindo a tendência da Reforma Tributária; veja como será!

O governo vai discutir a reforma do Imposto de Renda

Ao longo dos últimos dois anos, o governo vem discutindo a Reforma Tributária, inclusive com a inclusão de novos impostos.

Nesse sentido, após a regulamentação das novas regras de impostos, a tendência é de que o Congresso discuta o Imposto de Renda, próxima pauta dos legisladores.

Na verdade, o assunto já deveria ter entrado na pauta, mas o Ministério da Fazenda, sobretudo com Fernando Haddad, preferiu deixar a pauta para o ano seguinte.

O que deve mudar no Imposto de Renda?

O governo ainda não definiu mudanças para o Imposto de Renda, e os ministérios devem entrar em consenso para formular novas propostas.

Os Juros sobre Capital Próprio instituiu novas regras já em 2023, mas o governo ainda discute uma reforma mais ampla.

Recentemente, o Ministério da Fazenda sugeriu o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido em 1%, mas a medida não foi aprovada.

Vai ter mudança na isenção de renda?

Uma das grandes pautas do governo Lula é aumentar o limite de renda para isenção do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica.

Desde a campanha eleitoral, o agora presidente já reforçou algumas vezes que pretende expandir a faixa de isenção para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

Atualmente, a faixa de isenção é de dois salários mínimos, o equivalente a pouco menos de 3 mil reais por mês.

Nesse sentido, a busca é justamente por reduzir o pagamento de impostos para quem recebe menos, mas ainda sem grandes definições

E quais os próximos passos?

Em primeiro lugar, não há grandes resoluções ainda para tramitar no governo, indicando que há muita resistência interna para a questão.

Nesse sentido, é preciso combinar diferentes interesses dos ministérios, sobretudo conciliando com a Fazenda e outras entidades do poder público nacional.

Então, primeiramente, a discussão tem que ganhar corpo, inclusive com propostas e textos para serem apresentados, colocando a pauta no Congresso e justificando as votações.

A tendência então é que haja realmente uma discussão forte em 2025, sobretudo em caso de avanço das delimitações sobre as novas tributações no plano para os próximos 10 anos.

Quais as outras mudanças nas tributações?

O governo vem discutindo mudanças nos impostos em diferentes áreas, criando principalmente o IVA, novo imposto que concentra outras tributações para o preço final do produto.

Além disso, outra forte discussão será sobre a taxação das grandes fortunastema que virou assunto não apenas no Brasil, mas ao redor de todo o mundo.

O objetivo seria incluir impostos para bilionários, sobretudo em cima da quantia total em investimentos e em outros bens.

Porém, a medida ainda é inicial, sem grandes planos e com muitas dificuldades, sobretudo para delimitar o público e os valors mínimos para as taxações de impostos incididas. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.