Renda Extra para Quem Mais Precisa: INSS Aprova Reajuste de Até 25%
Finalmente um anúncio de renda extra para quem mais precisa! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai liberar reajustes de até 25% no pagamento de aposentados.
A medida se ancora no Projeto de Lei 10772/18, e assim, trouxe alegria para as pessoas que se enquadram no grupo beneficiado pela mudança. Mas quem pode receber o aumento?
Esta mudança vem em uma ótima hora com o objetivo de ajudar as pessoas que precisam de acompanhamento profissional. Afinal, pagar por acompanhamento contínuo pode ser bem custoso, o que compromete boa parte dos ganhos dos aposentados.
Quem pode receber o reajuste de até 25%?
Embora, o reajuste seja para os aposentados, ele se direciona a um subgrupo específico, o de pessoas aposentadas por invalidez.
Um ponto de destaque importante do projeto, é que o beneficiado pode receber o valor adicional mesmo que ele ganhe o teto previdenciário (R$7.507,49).
Com estes 25% adicionais, os idosos nesta condição contam com um dinheiro muitas vezes necessário para contratar cuidadores, enfermeiros ou custos de deslocamento para consultas fora de casa.
Então, se você recebe aposentadoria sobre o título Benefício por Incapacidade Permanente, já tem o direito de fazer o pedido do acréscimo em seu pagamento.
Mas se você não integra este grupo, boas notícias podem chegar em breve também. Afinal, políticos estudam ampliar o alcance desse benefício. Como a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) apontou:
“Qualquer aposentado, mesmo por idade ou por tempo de contribuição, pode, em algum momento da vida, passar pelas mesmas restrições que justificam a concessão do referido adicional aos aposentados por incapacidade permanente”.
No entanto, até o momento, apenas o grupo que mencionamos aqui está apto para receber o reajuste de até 25%.
Como pedir o reajuste ao INSS?
Para fazer o pedido do valor adicional de 25%, os idosos ou responsáveis por eles, precisam seguir alguns passos. Felizmente, o processo está mais simplificado por conta do atendimento digital.
Então, o primeiro passo é entrar no site ou aplicativo Meu INSS. Em seguida, acesse sua conta Gov.BR, que inclui seu CPF e senha.
Dentro da plataforma, procure pela opção referente ao reajuste de 25%, que pode estar com o nome “Adicional aposentadoria”.
Agora leia as orientações com atenção, visualizando todos os requisitos necessários para o pedido e obtenção. O próximo passo é anexar os documentos que o sistema indicar para a comprovação da condição.
Depois que você inserir os documentos, basta enviar a sua solicitação e aguardar a avaliação do INSS.
Com a solicitação em seu sistema, o INSS vai avaliar com base em seus critérios estabelecidos e poderá liberar o reajuste em algumas semanas.
De todo modo, não dá para negar que esta é uma medida indispensável e que garante maior conforto e suporte para os aposentados que realmente necessitam de auxílio.
Agora que você já sabe como obter renda extra para quem mais precisa, não deixe de reunir os documentos e fazer sua solicitação. Em caso de dúvidas, não deixe de fazer contato com o INSS, o que pode ser feito através da Central 135.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.