Renda Extra para Quem Mais Precisa: INSS Aprova Reajuste de Até 25%

Você ficou sabendo da melhor notícia da semana? O INSS pode liberar até 25% dando suporte e renda extra para quem mais precisa do INSS

Finalmente um anúncio de renda extra para quem mais precisa! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai liberar reajustes de até 25% no pagamento de aposentados.

A medida se ancora no Projeto de Lei 10772/18, e assim, trouxe alegria para as pessoas que se enquadram no grupo beneficiado pela mudança. Mas quem pode receber o aumento?

Esta mudança vem em uma ótima hora com o objetivo de ajudar as pessoas que precisam de acompanhamento profissional. Afinal, pagar por acompanhamento contínuo pode ser bem custoso, o que compromete boa parte dos ganhos dos aposentados.


Quem pode receber o reajuste de até 25%?

Embora, o reajuste seja para os aposentados, ele se direciona a um subgrupo específico, o de pessoas aposentadas por invalidez.

Um senhor com seu cartão na mão verifica em seu notebook quem tem direito à renda extra para quem mais precisa
Imagem: Reprodução/Freepik

Um ponto de destaque importante do projeto, é que o beneficiado pode receber o valor adicional mesmo que ele ganhe o teto previdenciário (R$7.507,49).

Com estes 25% adicionais, os idosos nesta condição contam com um dinheiro muitas vezes necessário para contratar cuidadores, enfermeiros ou custos de deslocamento para consultas fora de casa.

Então, se você recebe aposentadoria sobre o título Benefício por Incapacidade Permanente, já tem o direito de fazer o pedido do acréscimo em seu pagamento.

Mas se você não integra este grupo, boas notícias podem chegar em breve também. Afinal, políticos estudam ampliar o alcance desse benefício. Como a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) apontou:

“Qualquer aposentado, mesmo por idade ou por tempo de contribuição, pode, em algum momento da vida, passar pelas mesmas restrições que justificam a concessão do referido adicional aos aposentados por incapacidade permanente”.

No entanto, até o momento, apenas o grupo que mencionamos aqui está apto para receber o reajuste de até 25%.

Como pedir o reajuste ao INSS?

Para fazer o pedido do valor adicional de 25%, os idosos ou responsáveis por eles, precisam seguir alguns passos. Felizmente, o processo está mais simplificado por conta do atendimento digital.

Uma senhora com a carteira na mão tirando dinheiro de dentro. Ela está sentada ao sol e feliz após ver a notícia de renda extra para quem mais precisa
Imagem: Reprodução/Freepik

Então, o primeiro passo é entrar no site ou aplicativo Meu INSS. Em seguida, acesse sua conta Gov.BR, que inclui seu CPF e senha.

Dentro da plataforma, procure pela opção referente ao reajuste de 25%, que pode estar com o nome “Adicional aposentadoria”.

Agora leia as orientações com atenção, visualizando todos os requisitos necessários para o pedido e obtenção. O próximo passo é anexar os documentos que o sistema indicar para a comprovação da condição.

Depois que você inserir os documentos, basta enviar a sua solicitação e aguardar a avaliação do INSS.

Com a solicitação em seu sistema, o INSS vai avaliar com base em seus critérios estabelecidos e poderá liberar o reajuste em algumas semanas.

De todo modo, não dá para negar que esta é uma medida indispensável e que garante maior conforto e suporte para os aposentados que realmente necessitam de auxílio.

Agora que você já sabe como obter renda extra para quem mais precisa, não deixe de reunir os documentos e fazer sua solicitação. Em caso de dúvidas, não deixe de fazer contato com o INSS, o que pode ser feito através da Central 135.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista