Saiba como surgiu o famoso leão, símbolo oficial do Imposto de Renda
Saiba como surgiu o famoso leão, símbolo oficial do Imposto de Renda.

Sempre que se fala sobre a Receita Federal, é comum usar o simbolo do leão para representar o fisco e o imposto de renda.
No entanto, você sabe de onde surgiu o uso do leão nesse contexto? Entenda agora!
Qual a história do leão do Imposto de Renda?
O uso do leão para o Imposto de Renda no Brasil começou com uma campanha publicitária, ainda no ano de 1.979.
À época, o governo do presidente João Figueiredo procurava reforçar o combate à sonegação de impostos, com a necessidade de criar uma comunicação forte para a população brasileira.
Com isso em mente, Neil Ferreira e José Zaragoza, ambos da agência DPZ, produziram uma série de campanhas publicitárias para o governo.
No YouTube, ainda é possível encontrar alguns desses comerciais, com a série O Leão Ruge Pela Primeira Vez, publicada pelo próprio canal da Receita Federal.
Bastidores da campanha
Em publicação da Folha de São Paulo, a viúva de Neil Ferreira, Eliana Ferreira contou algumas histórias de bastidores da campanha.
De acordo com Eliana, o piloto da campanha foi gravado com uma leoa, mas que foi vetado pelo Ministro Delfim Netto, que se incomodou com a falta da juba do animal.
E foi apenas após a troca do gênero do animal que a campanha entrou no ar, já em janeiro de 1980, transmitida por diferentes canais de televisão e de outras mídias para os brasileiros.
Por que a escolha do leão?
Há diferentes significados na escolha do leão para o Imposto de Renda. Em primeiro lugar, é um animal forte e nobre, considerado o “rei” e notável pela presença que impõe.
Em muitas culturas, o leão é um símbolo de justiça e lealdade, visto que ataca apenas quando é necessário. Ou seja, é um animal forte e firme, mas com um posicionamento justo.
Inclusive, as campanhas utilizaram disso, ao trazer que o leão é um bicho forte, mas que pode ser domado, desde que se cumpra as regras.
E isso fica evidente em campanhas como “não deixe o leão pegar no seu pé”. O objetivo do governo foi associar a imagem do leão ao fisco, tratando-se de uma entidade forte, mas justa.
Lançamento do carnê-leão
Ainda em 1980, o governo lançou o carnê-leão, destinado ao recolhimento prévio de impostos, sobretudo de quem tem fontes pagadoras no exterior.
Qual foi o resultado da campanha?
Já após o lançamento, a campanha do governo brasileiro foi um verdadeiro sucesso, e a associação do termo “leão” ao fisco ficou muito forte no Brasil.
Diversos dicionários, como o Houaiss, trazem o fisco e órgão responsável pela arrecadação do imposto como uma das definições de leão.
O objetivo do governo foi mostrar que o fisco é uma entidade forte e que pode punir, no entanto, totalmente “domesticável” e controlável se o cidadão seguir todas as regras.
Atualmente, a Receita não usa mais o leão em campanhas, mas a associação do animal com a Receita ainda é muito presente na cultura brasileira.




Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.