Saiba agora o valor da sua aposentadoria: Use o simulador do INSS

simulador do INSS é uma ferramenta que pode te ajudar caso tenha dúvidas em relação a aspectos da sua aposentadoria.

Com tantas mudanças nos últimos anos essa é uma forma simples de entender se você tem direito a se aposentar, quanto tempo falta de contribuição, entre outros aspectos.

Aliás, é fundamental destacar que o acesso ao simulador é disponibilizado pelo próprio INSS de maneira gratuita!

Tudo o que você precisa, basicamente, é ter o aplicativo Meu INSS em seu smartphone, vamos lá?

Um rapaz usando uma calculadora com o simulador do INSS para saber quando vai se aposentar
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Simulador do INSS: como fazer simulação de INSS?

Antes de tudo, comece baixando o aplicativo de acordo com o sistema operacional do seu smartphone:

Para você que nos lê do computador, é possível acessar o site do Meu INSS.

Em seguida, basta entrar em sua conta Gov.br (CPF e senha) e autorizar que ele utilize e vincule os seus dados pessoais com os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Então, procure por “Simular Aposentadoria“. Neste momento, a Calculadora do INSS faz a busca automática dos vínculos que o segurado tem no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Aguarde e aparecerá a a simulação que leva em consideração aspectos como: regras anteriores ou a de transição, além da aposentadoria pelo tempo de contribuição e idade.

Aliás, é possível verificar o valor estimado do benefício. Importante enfatizar que apesar da simulação, não há a garantia da disponibilidade de acesso ao contribuinte.

Pode acontecer de faltar alguns dados, e se for o caso, é possível adicioná-los de forma manual. De todo modo, pode ser necessário comprovar as informações por meio de alguns documentos.

Se o simulador apontar que você já tem direito a se aposentar, você pode fazer contato com o INSS para agendar uma visita e conferir se realmente há a disponibilidade.


Principais regras de aposentadoria

Hoje vigoram praticamente três regras de aposentadoria, uma para quem começou a contribuir após a reforma da previdência de 2019, e outra para quem iniciou as atividades antes.

Se você começou a contribuir após 2019, então, é possível se aposentar com 62 anos após 15 anos de contribuição caso seja mulher. Homens, precisam ter ao menos 65 anos com 20 anos de contribuição.

Contribuintes de 2019 em diante, estão sob uma regra que mudará anualmente até 2031.

Portanto, homens precisam ter 63 anos e 6 meses contribuindo ao menos por 35 anos. Mulheres, por outro lado, podem se aposentar aos 58 anos e meio, somando 30 anos de contribuição.

Entre as principais regras de aposentadoria, não podemos deixar de destacar as regras dos pontos.

Assim, o trabalhador precisa alcançar uma pontuação somando seu tempo de contribuição e idade.

Em 2024, as mulheres precisam atingir 91 pontos enquanto homens 101 pontos.

A soma pode se dar, por exemplo, da seguinte forma: 35 anos de contribuição + 66 anos = 101 pontos.

Não podemos deixar de pontuar que a regra de transição fica disponível apenas para quem já contribuía antes da reforma previdenciária de 2019.

No entanto, as informações que trazemos diariamente no Brasileiro Trabalhador, podem ser acessadas por todos que não gostam de perder as notícias mais importantes do Brasil!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.