Sem atualização no CRAS: Renda do CadÚnico aumenta, veja os detalhes

Você sabia que a renda do CadÚnico pode aumentar até mesmo sem a atualização do CRAS, e isso pode ser um processo normal que não exige preocupação. 

Sem atualização no CRAS: Renda do CadÚnico aumenta, veja os detalhes
Foto: Divulgação

Isso porque pode acontecer de haver aumento nos valores mensais dos benefícios do CadÚnico mesmo sem a atualização direta no CRAS, contando com atualizações periódicas dos próprios sistemas do governo.

Continuamente, os mecanismos do CadÚnico trabalham para dar maiores condições gerais para os beneficiários de diferentes programas, e você pode conferir mais detalhes!

Por que a renda do CadÚnico aumentou sem a atualização do CRAS?

É comum que os beneficiários percebam um aumento dos valores do benefício social sem aviso prévio. E isso geralmente traz dúvidas, porém, saiba que pode acontecer com certa frequência.

Rotineiramente, o sistema do CadÚnico faz atualizações automáticas da informações de renda dos inscritos nos programas. O objetivo é manter-se em ordem com a realidade de fato das finanças das famílias brasileiras.

Para isso, o CadÚnico do Governo Federal faz um cruzamento completo de dados de diferentes fontes, como registro na Carteira de Trabalho, matrícula escolar, participação no Enem e outras bases. 

Assim, pode acontecer de mesmo que sem o encaminhamento da atualização por parte do beneficiário, os próprios sistemas façam uma consolidação das novas informações para se tornar mais preciso à realidade.

E quando o aumento da renda do CadÚnico pode não ter sido oficial?

Por mais que possa se tratar de uma atualização normal, acontece de ter erros no sistema. Isso provoca erros nas fontes de renda, tanto para mais quanto para menos, impactando diretamente no valor recebido.

Dessa maneira, você terá os dados colocados de maneira incorreta no CadÚnico. E a longo prazo, isso pode ser um problema, principalmente se o governo entender que houve alguma movimentação estranha. 

Ao longo dos últimos meses, o governo vem trabalhando para fiscalização de maneira mais forte em cima dos cadastros do CadÚnico. Por isso, pode identificar de maneira mais fácil a ocorrência de dados errados. 

É justamente o cruzamento de dados com outras instituições que funciona para melhorar as informaçõees cadastradas no sistema do governo. 

Qual a importância de fazer a atualização do CadÚnico?

O CadÚnico é o cadastro para o governo ter acesso às informações das famílias para conceder benefícios como o Bolsa Família.

Por isso, manter o CadÚnico atualizado é também manter o governo ciente sobre as suas atuais condições. Assim, pode até contar com aumentos ou novos benefícios justificados pela sua situação. 

Além disso, erros no CadÚnico, sobretudo no cruzamento de dados, podem até mesmo interromper o recebimento dos benefícios, principalmente se o governo entender algo como suspeita de má fé, ainda que não seja. 

E para saber se as informações do CadÚnico estão atualizadas, você pode acessar o portal on-line ou baixar o aplicativo no celular. Você também pode ir à uma unidade do CRAS para saber mais sobre os dados. 

Como atualizar o cadastro do CadÚnico? 

Em primeiro lugar, você pode fazer a atualização diretamente pelo aplicativo do CadÚnico, mas pode ser um processo um tanto quanto difícil em um primeiro momento.

Assim, uma boa alternativa é justamente ir à uma unidade do CRAS presencialmente com todos os documentos necessários para a atualização.

Nesse sentido, mudanças na vida como troca de escola e de emprego, perda ou aumento de renda e alteração no número de pessoas na mesma casa precisam ser informadas no CRAS para o CadÚnico. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.