SERASA emite aviso crucial para quem cancelou cartão de crédito com dívidas

Recentemente, o SERASA emitiu um aviso crucial para quem cancelou um cartão de crédito com dívidas, trazendo informações importantes para ficar de olho nas suas finanças e não ter grandes surpresas.

SERASA emite aviso crucial para quem cancelou cartão de crédito com dívidas
Foto: Jeane de Oliveira/FDR

Nesse sentido, você precisa saber que cancelar um cartão não exclui as dívidas. Na verdade, você pode solicitar o cancelamento sem problemas, mas continuará com a obrigação de pagar o montante.

E em caso de você não pagar os valores devidos, saiba que os juros podem ser altos, além de ficar com o nome sujo na praça e ter dificuldades para financiamentos e crédito; veja mais dicas!

Eu posso cancelar um cartão de crédito com dívidas?

Sim, conforme traz o Serasa, você tem o direito de cancelar um cartão de crédito com débitos pendentes. O objetivo é justamente que você não use mais este cartão. 

É comum que muita gente faça isso para conseguir mais crédito em outro cartão. Porém, saiba que essa ação pode não ser das mais efetivas.

Isso porque, ainda que o cartão seja cancelado, a dívida continua a ser cobrada. Portanto, a médio e a longo prazo, você pode não conseguir crédito por conta do débito acumulado com o Serasa. 

Então, como limpar o nome?

O ideal é que você pague a dívida antes de cancelar o cartão de crédito. E caso isso não seja possível, você pode optar por cancelar o cartão, mas não pode esquecer a dívida.

Nesse sentido, procure renegociar a dívida em paralalelo com a resolução do cancelamento do cartão de crédito. Muitos bancos e operadoras oferecem possibilidades de discussão do valor, bem como serviços como o Serasa Limpa Nome.

Oferecido pelo Serasa, o Limpa Nome pode auxiliar a renegociar dívidas e melhorar o crédito. Nesse sentido, é possível contar com desconto de até 90% em cima do montante da dívida.

E todo o processo pode ser realizado completamente on-line, configurando mais praticidade e segurança. Assim que quitar as dívidas, o nome é retirado da inadimplência e o cidadão melhora bastante a pontuação de crédito.

Como cancelar o cartão de crédito?

O cancelamento do cartão de crédito pode ser feito de diferentes maneiras em cada banco ou operadora. De toda maneira, o primeiro passo é parar de utilizar o cartão, o que vai também parar o acúmulo da dívida.

O ideal é que você pague todo o débito ou pelo menos renegocie a dívida, com a possibilidade de parcelar os valores e estabelecer parcelas. Com um acordo fechado, você terá mais tranquilidade.

Para o cancelamento propriamente dito, você precisará entrar em contato com a operadora do cartão. Muitos bancos permitem que todo o processo seja feito pelo aplicativo ou pelo internet banking.

Em outros casos, você pode solicitar o cancelamento do cartão de crédito pelo telefone ou até dirigir-se à uma agência bancária com todos os documentos necessários. 

Uma outra boa dica é, ao invés de cancelar o cartão, apenas parar de utilizá-lo até quitar a dívida. Essa medida continua com a cobrança da taxa mensal, mas pelo menos não acumula mais dinheiro para o pagamento da fatura!

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves