O que é e como vai funcionar a Tarifa Zero para pais de alunos da rede pública
Ouviu falar na Tarifa Zero para pais de alunos da rede pública? Nesta segunda-feira (31), a Prefeitura de São Paulo trouxe uma nova medida para facilitar o deslocamento de pais ou responsáveis, e crianças da rede municipal de ensino.

O programa “Mamãe Tarifa Zero” oferece gratuidade no transporte público para essas famílias, promovendo maior acessibilidade e apoio à educação infantil.
O que é a Tarifa Zero para pais de alunos da rede pública?
O programa “Mamãe Tarifa Zero” é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que beneficia pais ou responsáveis legais de crianças de até quatro anos que estudam em escolas da rede pública.
A proposta, todavia, oferece passagens gratuitas no transporte coletivo para aqueles que precisam levar e buscar os filhos na escola.
A prefeitura acredita que deve beneficiar 14.638 alunos, o que resulta em um investimento de R$ 38,6 milhões por ano.
Na prática, a família receberá 2 cotas por dias de modo que cada cota, oferece a possibilidade de pegar quatro conduções no intervalo de 2 horas.
A medida vem para complementar o serviço de vans escolares gratuitas, que já existe na cidade, mas possui limitações de capacidade e cobertura.
Quem pode receber o benefício?
Para ter direito à Tarifa Zero, a família precisa ter o cadastro em dia no CadÚnico.
Além disso, o programa se destina apenas a quem reside a mais de 1,5 km da creche onde a criança estuda.
E quem já recebe o benefício do Transporte Escolar Gratuito (TEG) não poderá acumular os dois benefícios.
Ficam impossibilitados de aderir ao programa, a pessoa que já tem outro benefício de mobilidade, como o Bilhete Único para pessoas com deficiência, por exemplo.
O que a prefeitura quer alcançar com este programa?
De acordo com a prefeitura, a iniciativa busca apoiar as famílias mais vulneráveis, melhorando o deslocamento para que as crianças frequentem a escola.
Muitas mães e pais, aliás, enfrentam desafios financeiros e logísticos para levar seus filhos à escola. Por isso, a gratuidade no transporte é uma solução capaz de reduzir esta dificuldade.
A Tarifa Zero também contribui para a inclusão social e a melhoria do acesso à educação infantil, uma vez que fortalece o compromisso da gestão municipal com as camadas mais necessitadas da população.
Como solicitar o benefício?
Por fim, para solicitar a Tarifa Zero, o responsável legal da criança deve verificar sua elegibilidade no site oficial do programa.
Logo após esta consulta inicial, caso cumpra os requisitos, o responsável é redirecionado para realizar a solicitação. Na ocasião, é necessário informar os dados pessoais e informações da criança.
Então, com a aprovação do pedido, o Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero sai para envio, chegando no endereço cadastrado.
Depois disso, o prazo estimado para o recebimento do cartão é de até 10 dias úteis, e a recarga inicial será liberada em até três dias após o recebimento do bilhete.
Vimos que a iniciativa que oferece Tarifa Zero para pais de alunos da rede pública vem como importante reforço para as famílias garantirem a frequência escolar de seus filhos.
Ao facilitar o deslocamento, a medida amplia o acesso à educação e minimiza dificuldades enfrentadas por milhares de pais e responsáveis.




Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.