Teve seu aparelho queimado devido a chuvas? Saiba como pedir reembolso da companhia elétrica

Se você teve seu aparelho queimado devido a chuvas, talvez não saiba, mas é possível pedir reembolso para a companhia elétrica.

De fato, as fortes chuvas são comuns em diversas regiões do Brasil. Mas não para por aí, já que muitas vezes elas podem causar danos elétricos a aparelhos domésticos.

Um homem que Teve seu aparelho queimado devido a chuvas sentado no sofá desolado
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Na última semana, por exemplo, a Enel apontou que mais de 170 mil residências teriam ficado sem energia elétrica.

Ao todo, isso significa que em torno de 8 milhões de brasileiros tenham passado por esta situação.

Então, se você está passando por esse problema, vamos te mostrar a seguir como que é possível solicitar ressarcimento à companhia elétrica!


Quem tem direito ao ressarcimento?

Basicamente, o serviço de ressarcimento está disponível para consumidores que perderam algum equipamento ou verificou danos no mesmo danificados por variações no fornecimento de energia.

A Enel, aliás, fornece uma cartilha que detalha do o processo para a solicitação. Assim, as pessoas atingidas têm até 5 anos para entrar com o pedido.

No entanto, vale ressaltar que o reembolso não se aplica a danos causados por instalações irregulares, negligência do consumidor ou acusações de danos morais, lucros cessantes e danos emergentes.

Teve seu aparelho queimado devido a chuvas? Veja como solicitar o reembolso?

O processo de solicitação de ressarcimento deve seguir etapas importantes, mas relativamente simples:

  1. Registro da solicitação
    Primeiramente, é necessário fazer a solicitação. Para isso, use um dos canais de atendimentos da concessionária, como o site oficial, aplicativo ou telefone.
  2. Documentação necessária
    Este é um dos pontos mais importantes, uma vez que, para dar entrada no pedido, é essencial ter em mãos alguns documentos:

    • Laudo ou orçamento (no modelo destacado na cartilha);
    • Número da instalação;
    • Nome completo do titular da conta de energia. A Enel também exige outros comprovantes de residência;
    • RG e CPF do titular;
    • Dados de contato atualizados;
    • Data e horário estimados do dano;
    • Tipo, marca e modelo do equipamento afetado;
    • Descrição detalhada do problema.
  3. Geração do protocolo e acompanhamento
    Depois que você ficar o registro, a empresa vai gerar um protocolo de atendimento. Caso faltem informações, o consumidor receberá uma notificação para complementar os dados.
  4. Possibilidade de vistoria
    Em alguns casos, aliás, a Enel pode solicitar uma vistoria no local para verificar os danos. O prazo para essa análise é de até 10 dias úteis.
  5. Prazo para resposta
    A empresa tem até 15 dias corridos para responder ao pedido de reembolso. Caso um laudo técnico seja necessário, o prazo pode se estender para até 90 dias.
  6. Pagamento do ressarcimento
    Por fim, em caso de aprovação do pedido, o pagamento ocorre em até 20 dias corridos após a resposta da empresa.

Sem dúvida, ter um aparelho danificado por uma queda de energia pode ser um transtorno, contudo, agora você já sabe como solicitar o reembolso da concessionária elétrica.

Então, não deixe de seguir corretamente os procedimentos e reunindo toda a documentação necessária! Só assim, é possível receber o ressarcimento.

Caso tenha dificuldades, também é possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Confira o processo detalhado na Cartilha da Enel!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.