Uber passa a permitir que motoristas bloqueiem passageiros: entenda o que isso significa para suas viagens
Uber passa a permitir que motoristas bloqueiem passageiros, e a atualização traz uma nova dinâmica para as pessoas que usam a plataforma.
Assim, se você é passageiro ou motorista de aplicativo e quer saber o que muda, não pode deixar de conferir este artigo até o final!

Foi na última quarta-feira (19), que a novidade chegou às ruas do Brasil. Dessa forma, o anúncio da Uber promete transformar a experiência dos motoristas e usuários da plataforma.
Além de implementar a nova funcionalidade, ela chega com um sistema simples e que deve impulsionar a avaliação de motoristas referente a passageiros com más condutas.
Como funciona o novo sistema de bloqueio?
Basicamente, o bloqueio fica vinculado à avaliação que o motorista faz ao final da corrida.
Se o passageiro receber uma estrela, no entanto, ocorre o bloqueio automático. Enquanto isso, avaliações de duas ou três estrelas, permite que o bloqueio seja opcional.
Mas passageiros que recebem quatro ou cinco estrelas não podem ser bloqueados. Assim:
- ⭐ ─ bloqueio automático.
- ⭐⭐ ou ⭐⭐⭐─ bloqueio opcional.
- ⭐⭐⭐⭐ ou ⭐⭐⭐⭐⭐ ─ sem possibilidade de bloqueio.
Essa medida oferece aos motoristas maior autonomia, permitindo que eles evitem usuários que tenham causado desconforto ou apresentado comportamento inadequado.

Por que a Uber implementou essa funcionalidade?
A decisão de liberar o bloqueio de passageiros vem com o fim de incentivar um ambiente mais respeitoso e seguro.
Desse modo, a empresa destaca que o sistema de avaliações deve funcionar de maneira justa para motoristas e passageiros.
Espera-se um movimento de maior respeito, principalmente em períodos movimentados, como o Carnaval, quando a demanda por corridas aumenta significativamente.
Como os motoristas reagira à novidade?
Motoristas receberam a novidade de forma positiva. Segundo relatos, a funcionalidade representa uma conquista, pois evita situações desconfortáveis durante as corridas.
A possibilidade de bloquear passageiros indesejados traz mais segurança e tranquilidade para os condutores, permitindo que eles possam escolher melhor suas corridas.
O que isso muda para os passageiros?
Na maioria dos serviços digitais, apenas o usuário tem a possibilidade de avaliar o prestador.
Mas isso muda com esta decisão da Uber que também vê como uma parte importante da sua empresa, dar o espaço para quem trabalha para ela.
Portanto, na perspectiva dos usuários, o sistema reforça a importância de manter uma boa conduta durante as viagens.
Com a possibilidade de bloqueio, mais motoristas podem utilizar o recurso, levando a uma limitação das chances de ser atendido em caso de muitas condutas negativas acumuladas.
De todo modo, a Uber afirma que continuará incentivando comportamentos respeitosos, enviando dicas e orientações sobre como melhorar as avaliações na plataforma.
Agora que a Uber passa a permitir que motoristas bloqueiem passageiros, prestadores de serviço ganham mais um suporte em termos de segurança e respeito no trabalho.
Com essa atualização, portanto, motoristas ganham mais controle sobre suas viagens, enquanto passageiros são incentivados a manter um comportamento adequado.
Essa mudança pode melhorar significativamente a experiência de todos os envolvidos em um serviço cada vez mais usado, criando um ambiente mais justo e acolhedor na plataforma.




Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.