URGENTE! Servidores já podem ser indicados para o Concurso Nacional Unificado!
URGENTE! Servidores já podem ser indicados para o Concurso Nacional Unificado!
Os estudantes brasileiros aguardam por um novo CNU, o famoso Enem dos concursos, mas será que teremos uma nova edição? Confira!
O que é o Concurso Nacional Unificado?
O Concurso Nacional Unificado, ou simplesmente Enem dos concursos, reuniu milhares de vagas em uma prova única, tal qual o Enem, por isso o nome.
A primeira edição do concurso foi realizada em 2024, gerando a expectativa para uma nova prova, abrindo mais vagas em órgãos públicos ao redor do país.
Vai ter Enem dos concursos em 2025?
Ainda em agosto, a Ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, já havia citado que a nova edição estava em estudos.
Veja o texto da portaria:
“Art. 1º Nomear, a partir de 1º de outubro de 2024, DENISE MARIA NEUMANN, CPF nº ***.620.650-**, para exercer o Cargo Comissionado Executivo, de caráter temporário, código CCE 3.14, nos termos do art. 2º do Decreto nº 11.870, de 28 de dezembro de 2023, destinado ao acompanhamento e à avaliação da implementação do Concurso Público Nacional Unificado, e ao planejamento de suas novas edições, no âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas deste Ministério.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.”
Nesse segunda-feira, dia 30 de setembro de 2024, o Diário Oficial da União trouxe a portaria 11.457 com a nomeação de uma servidora pública para avaliar as novas edições do Concurso.
Isso significa que, de acordo com as notícias, uma servidora do Ministério vai realizar uma análise aprofundada das condições e do orçamento para a realização de um novo exame.
Portanto, não há ainda uma definição 100% certa sobre a aplicação do exame em 2025, mas a indicação da funcionária diz que há análise.
Por isso, há sim a expectativa de novas edições do Concurso Nacional Unificado, mas não necessariamente para 2025.
E se tiver uma edição em 2025?
Se o governo aprovar uma nova edição da prova em 2025, a tendência é seguir o que aconteceu em 2024, com a divulgação do edital em março e a aplicação da prova em agosto de 2025.
Porém, novamente, ainda não há grandes certezas e confirmações para a aplicação da prova, e novas informações devem ser publicadas o mais breve possível.
Como serão as próximas edições?
A ministra Dweck não falou apenas sobre as novas edições do Concurso, mas citou também mudanças no edital e nas provas.
Dessa maneira, o concurso público poderá ter menos vagas do que a edição de 2024, principalmente porque muitas já foram preenchidas.
Uma das ideias do Ministério é justamente criar um cargo transversal para trabalhar em diferentes órgãos públicos federais, ampliando as possibilidades de vagas.
Por sua vez, o governo pode trazer mudanças no próprio conteúdo da prova, inclusive em questões de temáticas e de formatos de perguntas.
Nesse sentido, a principal dica é acompanhar as notícias e as publicações das entidades federais. Você também pode acompanhar outros concursos públicos ao redor do país durante o ano:
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.