Vale a pena contratar um plano de seguro-desemprego privado?
Será que realmente vale a pena contratar um plano de seguro-desemprego privado?
Ao longo dos últimos tempos, a população tem buscado alternativas para a instabilidade econômica além dos benefícios sociais do governo.
Nesse sentido, a contratação de planos de seguro-desemprego privados ganhou espaço entre o público, mas será que é uma boa opção?
O que é o seguro-desemprego privado?
O seguro-desemprego é um benefício do INSS que confere alguns meses de pagamento para os segurados que perderam o emprego.
O mercado de seguros começou a oferecer um serviço parecido para auxiliar o público em momentos de incerteza, sobretudo para a cobertura de pagamentos de financiamentos.
Ao contratar um seguro ou um financiamento, o cliente pode adicionar cláusulas de proteção em caso de perda de emprego, além da morte e da invalidez permamente.
Vale a pena contratar o seguro-desemprego privado?
Um dado recente de empresas de seguros constatou que a maior parte dos clientes já ativou o plano em vida, ou seja, motivado por perda de renda.
Por mais que a taxa de desemprego tenha reduzido, o sentimento de incerteza sobre o futuro da carreira está presente para os brasileiros.
Na verdade, não há exatamente um tipo único de seguro-desemprego que te pague dinheiro em caso de perda de renda, mas sim como parte de um seguro de vida ou para quitação de dívidas.
Portanto, no momento de fazer a contratação de seguros ou de empréstimos, você pode adicionar a proteção por perda de renda.
Porém, outras empresas também oferecem a cobertura do seguro-desemprego como parte de um seguro de vida, fornecendo uma renda mensal para as pessoas que perderem o trabalho.
Quais as modalidades de seguro-desemprego privado?
No geral, a maior parte das companhias financeiras oferecem seguro-desemprego privado para trabalhadores registrados em CLT, que possam comprovar o vínculo empregatício.
Pode acontecer da empresa também contar com opções para trabalhadores autônomos, mediante também os próprios comprovativos de renda.
Como contratar um seguro-desemprego privado?
Como se trata de uma contratação bem específica, você terá que pesquisar bastante sobre as modalidades de inclusão do seguro-desemprego.
Por isso, você terá que buscar uma opção que se encaixa de maneira mais completa ao que você precisa , tanto como parte de um seguro de vida quanto de um financiamento.
Nesse sentido, vale a pena fazer uma busca minuciosa no mercado, procurando uma opção que se encaixe bem e que dê uma cobertura condizente com as suas necessidades.
Antes de fechar o contrato, é importante que você leia todos os pontos, sabendo que o que não estiver devidamente explicitado não será coberto.
Há alternativas ao seguro-desemprego privado?
Uma alternativa para auxiliar em momentos de perda de renda, além do seguro-desemprego privado e do governo, é justamente ter uma reserva de emergência e fazer investimentos.
Contar com uma carteira de dividendos é uma forma de renda passiva que pode te ajudar bastante a complementar a renda ou até contar com um auxílio financeiro em momentos de perda de rendimentos.
Para isso, vale a pena estudar bastante antes de começar a investir:
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.