Vale a pena optar pelo saque-aniversário do FGTS? Veja prós e contras!
Será que vale a pena optar pelo saque-aniversário do FGTS? Veja os prós e contras da escolha!
O saque-aniversário pode parecer logo de cara uma ótima opção para receber dinheiro, mas será que é mesmo? Veja uma análise para te ajudar a escolher!
O que é o saque-aniversário do FGTS?
O saque-aniversário do FGTS é uma opção da legislação que permite ao trabalhador retirar parte do fundo no mês de aniversário.
Diferentemente de outras regulamentações, não trata-se de algo obrigatório, visto que o trabalhador brasileiro pode escolher se quer ou não fazer a retirada do dinheiro.
Como indica o próprio nome, o saque-aniversário deve ser feito no mês de aniversário do contribuinte. Vale ressaltar que não é a data de entrada no trabalho, mas sim a data de nascimento de fato.
Qual o valor do saque-aniversário do FGTS?
O valor limite do saque-aniversário do FGTS depende do saldo total disponível no Fundo.
Portanto, você pode retirar até 50%. Porém, quanto maior o seu saldo, menor será a alíquota possível para fazer a retirada do saldo do FGTS.
De acordo com a própria Caixa Econômica Federal, entidade pagadora do benefício, ainda no final de 2023, mais de 30 milhões de pessoas já tinham optado pelo recebimento, mas será que vale a pena?
Quais as vantagens de retirar o saque-aniversário do FGTS?
A primeira vantagem é receber um dinheiro que não faz parte do seu orçamento, o que pode ajudar bastante na hora de pagar as contas.
Além da própria alíquota correspondente ao saldo, você pode complementar a retirada com uma parcela adicional para aumentar ainda mais o valor.
E isso pode te ajudar bastante a fazer investimentos ou cobrir gastos e despesas, sem a inclusão de juros como nos casos de empréstimos de dinheiro.
Quais as desvantagens de retirar o saque-aniversário do FGTS?
O FGTS é uma medida do governo para deixar um fundo emergencial para ajudar o trabalhador em casos de perda de renda.
Ao retirar o dinheiro pelo saque-aniversário, você perderá aquela porcentagem. O próprio governo tenta mitigar isso ao limitar a parcela de acordo com o saldo.
Nesse sentido, quem tem valores altos, poderá retirar pouco da sua conta, visando justamente a proteção dos fundos.
Ainda assim, se você fizer a retirada dos valores no aniversário, precisará saber que não terá todo aquele montante em um momento de emergência, como uma demissão sem justa causa.
Então, vale a pena optar pelo saque-aniversário do FGTS?
A resposta é bem particular, mas uma coisa é fato: é preciso ter cuidado.
Por mais que ajude no orçamento, o saque-aniversário não é de fato uma ”renda extra”, mas sim uma espécie de adiantamento.
Isso porque a retirada diminuirá o seu saldo total do Fundo. Assim, na hora de solicitar um financiamento ou passar por uma emergência, pode não ter o montante que precisava.
De toda maneira, pode também ser uma alternativa melhor do que fazer empréstimos com juros mais altos.
Por isso, antes de tomar a decisão, faça um cálculo completo para ter uma resposta mais completa e condizente com suas condições financeiras.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.