Vale Alimentação x Vale Refeição: para que serve cada um?

De fato, é muito comum que jovens e trabalhadores se perguntem a verdadeira diferença entre Vale Alimentação x Vale Refeição.

Eles são, basicamente, benefícios que as empresas oferecem aos trabalhadores que têm como finalidade auxiliar na alimentação.

Vale Alimentação x Vale Refeição lutando em forma de cartas
Imagem: Geração/Brasileiro Trabalhador

Embora sejam muito semelhantes, é importante destacar que eles possuem finalidades distintas e atendem a diferentes necessidades.

Por isso, reservamos este artigo para esclarecer as principais diferenças entre esses dois auxílios e como você pode usar cada um deles.


O que é o Vale Alimentação?

🔎 O Vale Alimentação é um benefício destinado à compra de alimentos em supermercados, mercearias e hortifrutis.

Na maioria das empresas, o colaborador recebe um cartão específico para este uso. Assim, ele permite que o trabalhador adquira itens para preparar suas refeições em casa. O benefício, proporciona maior flexibilidade na escolha dos produtos.

É possível dizer também que ele é mais bem aproveitado por quem prefere cozinhar ou precisa abastecer a dispensa com alimentos variados.


O que é o Vale Refeição?

🔎 O Vale Refeição, por outro lado, é voltado para o consumo de alimentos prontos em restaurantes, lanchonetes e padarias.

Como você pode imaginar, ele é ideal para profissionais que fazem suas refeições fora de casa, principalmente durante o expediente.

Dessa forma, o VR traz maior comodidade ao trabalhador. Isso porque ele permite que ele tenha acesso a uma alimentação adequada sem precisar dedicar um tempo fazendo a comida.

Qual a diferença entre Vale Alimentação x Vale Refeição?

Já vimos que ambos têm uma finalidade parecida, servir como um complemento para a alimentação do trabalhador. Na prática, a principal diferença está no local onde é possível usar cada um dos benefícios:

  • Vale Alimentação: usado para compras em mercados e estabelecimentos que vendem alimentos para preparo;
  • Vale Refeição: utilizado em restaurantes e lanchonetes para consumo imediato de refeições prontas.

Qual é melhor: Vale Alimentação ou Vale Refeição?

A escolha entre Vale Alimentação e Vale Refeição depende do perfil e das necessidades do trabalhador.

Leve em consideração as seguintes questões: quem prefere cozinhar em casa pode se beneficiar mais do Vale Alimentação. Mas se você gosta de almoçar fora frequentemente, considere o Vale Refeição como mais vantajoso.

Além disso, algumas empresas oferecem a possibilidade de dividir o saldo entre os dois benefícios, garantindo mais flexibilidade ao colaborador.

De todo modo, é importante avaliar melhor a sua necessidade se houver a possibilidade de escolher apenas uma das duas opções.

O Vale Alimentação e o Vale Refeição são obrigatórios?

Não, estes benefícios não são obrigatórios por lei, mas muitas empresas os concedem para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Além disso, quando oferecidos dentro do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), podem gerar incentivos fiscais para a empresa.

O Vale Alimentação e o Vale Refeição são benefícios importantes para a alimentação dos trabalhadores, proporcionando maior comodidade e bem-estar. Por isso, é fundamental compreender suas diferenças ajuda a escolher a melhor opção de acordo com o estilo de vida e a rotina de cada profissional.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.