Recorde de vendas! Veículos novos alcançam melhor resultado de 2024

Veículos novos alcançam melhor resultado de 2024, o que nos leva a um dos melhores resultados do ano até agora.

Apenas no último mês, o país registrou a venda de 241.342 unidades. O número inclui de carros de passeio, até ônibus.

Mesmo assim, estas vendas refletem um crescimento sólido no setor automotivo. Os impulsos, no entanto, partem de diferentes fatores econômicos.

Se você gosta de notícia boa, então, não vai querer sair daí nos próximos minutos.


Veículos novos alcançam melhor resultado de 2024

Com um crescimento de 6,99% em relação a julho de 2023, vemos um mercado em movimento crescente, junto com a confiança do consumidor.

Além disso, quando comparamos com junho de 2024, o crescimento de 12,63%, mostra a robustez do mercado automotivo brasileiro.

Uma mulher alegre na concessionária após ver que os Veículos novos alcançam melhor resultado de 2024
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o acumulado de vendas desde o início do ano mostra um aumento de 13,19%.

Ao todo, desde janeiro foram em torno de 1,385 milhão de veículos licenciados até julho.

Entre os fatores que contribuíram para o crescimento, destacamos:

  1. Recuperação Econômica Gradual: após uma recessão, em resposta à pandemia de COVID-19, o cenário econômico brasileiro começa a mostrar sinais de recuperação;
  2. Descontos Patrocinados pelo Governo: desde o ano de 2023, vimos algumas iniciativas governamentais, como descontos e incentivos fiscais;
  3. Aumento da Confiança do Consumidor: como destacamos acima, vendo uma situação econômica mais estável, alguns consumidores têm investido em bens de longo prazo, como veículos novos.

Destaques por categoria de veículos vendidos

De fato, o crescimento não foi uniforme entre todas as categorias de veículos ou unilateral. No entanto, presenciamos todos os segmentos mostrando avanços notáveis.

  • Carros de Passeio: é inegável que este é o segmento mais robusto, então, sim, ele ainda representa a maior parcela das vendas;
  • Utilitários Leves: vale mencionar que este setor também apresentou um aumento significativo nas vendas, mostrando a busca dos brasileiros por veículos multifuncionais;
  • Caminhões e Ônibus: embora representem uma parcela menor, as vendas desses veículos também cresceram, indicando recuperação na indústria de transporte e logística.

Além disso, não podemos deixar de mencionar os carros elétricos e híbridos, que em 2024, chegaram a uma participação de 10% no mercado.

Em relação à 2023, o primeiro semestre apresentou um crescimento de 146%. Colocando em comparação com 2022, a alta é ainda maior, de 288%.

Apenas em julho, houve o emplacamento de 14.396 novos veículos. Esta é uma parcela significativa dos 79.304 carros elétricos vendidos no primeiro semestre de 2024.

Perspectivas para o Futuro

A princípio, a expectativa, é de que o mercado continue seguindo a tendência positiva nas vendas de veículos novos.

Se isso, de fato, se concretizar, veremos um ano promissor para o setor automotivo brasileiro.

Além disso, a combinação de uma recuperação econômica, políticas de incentivo eficazes e a crescente confiança dos consumidores indica que o mercado pode continuar crescendo.

Sem dúvida, o desempenho das vendas de veículos novos em 2024 reflete a resiliência e adaptação do mercado brasileiro frente a um cenário econômico em mudança.

Com um crescimento de 6,99% em julho e um acumulado anual de 13,19%, o setor mostra sinais claros de recuperação e robustez e que pode se confirmar nos próximos meses.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.