Décimo terceiro para auxílio-doença é aprovado para 2024; saiba mais
Décimo terceiro para auxílio-doença é aprovado para 2024; saiba mais.
O Auxílio-Doença é um dos principais benefícios do INSS, ajudando um grande número de trabalhadores.
Isso porque funciona para auxiliar o público com problemas de saúde e que precisam de assistência.
E a novidade é que pode chegar o 13º salário, veja agora como receber!
O INSS paga o 13º salário?
Você sabia que o INSS paga o décimo-terceiro salário para os seus segurados, como aposentados e pensionistas.
Nesse sentido, o benefício também pode se estender para o Auxílio-Doença, um dos benefícios mais importantes do Instituto.
O valor é pago diretamente na conta bancária do segurado pelo auxílio, com os valores proporcionais aos recebimentos do benefício ao longo do ano.
Quem mais pode receber o 13º do INSS?
Para receber o décimo-terceiro salário do INSS, é preciso também ser aposentado ou pensionista do Instituto.
Nesse sentido, os segurados podem receber os valores em duas parcelas, como tem acontecido nos últimos anos.
Em 2024, o INSS ofereceu o pagamento antecipado do décimo-terceiro ainda no primeiro semestre, o que pode estar também no calendário para 2025.
Como funciona o Auxílio-Doença
O Auxílio-Doença, ou também chamado de Auxílio por Incapacidade Temporarária, como o próprio nome diz, procura auxiliar os trabalhadores afastados por problemas de saúde.
E os valores são pagos pelo INSS após o afastamento por 15 dias, indicando que trata-se realmente de um problema de saúde mais complicado.
Nesse sentido, o INSS paga um salário com base nos recebimentos do trabalhador ao longo do período afastado com a comprovação mediante atestado médico.
Quem tem direito ao Auxílio-Doença?
Para ter direito ao Auxílio-Doença é preciso estar na condição de segurado do INSS, ou seja, pagar os valores todos os meses.
Além disso, é preciso comprovar o problema de saúde por meio de atestado médico que cite em detalhes toda a questão.
Por fim, o trabalhador precisa cumprir a carência de 12 meses de contribuição, ou seja, pagar o INSS por pelo menos um ano antes de solicitar o benefício.
No entanto, alguns problemas de saúde isentam a carência das contribuições, veja:
- Tuberculose ativa, hanseníase, transtorno mental grave, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível, cardiopatia grave, Doença de Parkinson, espondilite, nefropatia grave, doença de Paget, contaminação por radiação, AIDS, hepatopatia grave, acidente vascular encefálico, esclerose múltipla e abdome agudo cirúrgico.
Como solicitar o Auxílio-Doença?
Há diferentes maneiras de solicitar o Auxílio, principalmente porque o governo tem investido no Atestmed, conjunto de sistemas para fazer todo o processo pela internet.
Nesse sentido, você pode acessar o MEU INSS, tanto no app quanto no site, fazer o login com as credenciais do portal GOV.BR e solicitar um novo pedido de Auxílio por Incapacidade.
Você também pode solicitá-lo pelos canais de atendimento do INSS, e precisará enviar documentos como comprovativo de vínculo de trabalho, identidade e o próprio atestado médico.
O objetivo do governo tem sido analisar a situação diretamente pelo atestado, mas ainda pode solicitar a realização da perícia médica.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.