Novas regras do IPVA em 2025: veja como o imposto pode pesar no bolso

Novas regras do IPVA em 2025: veja como o imposto pode pesar no bolso!

Novas regras do IPVA em 2025: veja como o imposto pode pesar no bolso!
Foto: Edição BT

O IPVA é um dos impostos mais importantes em solo brasileiro, afinal, regula o trânsito de carros e as estradas do Brasil.

E para 2025, há a possibilidade de mudanças impactantes no imposto.

Por isso, confira agora o que pode mudar no ano que vem e prepare-se desde já!

O que é o IPVA?

O IPVA faz parte da lista de impostos brasileirossó que nesse caso, focado nos veículos.

Nesse sentido, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo anual cobrado pelos estados brasileiros sobre a propriedade de veículos, como carros, motos, caminhões e outros.

O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo e na alíquota definida por cada estado, variando conforme o tipo de veículo e a localidade.

A arrecadação do IPVA é destinada tanto ao governo estadual quanto ao município onde o veículo é registrado e é usada para financiar serviços públicos, especialmente nas áreas de infraestrutura e transporte.

Imposto pode ter mudança nas alíquotas

E são justamente as alíquotas do IPVA que podem mudar para 2025 e pesarem no bolso do trabalhador brasileiro.

O Congresso Nacional já recebeu propostas para alterações nas alíquotas, o que ainda segue em análise, mas pode resultar no aumento da tributação.

Isso porque, conforme já mencionado, o IPVA é calculado com base nas alíquotas definidas por cada estado, que variam de 0% a 4% em cada Detran brasileiro.

E a reforma visa justamente ajustar essas alíquotas, principalmente para as adequações a outros fatores como impacto ambiental dos veículos, tipo e valor venal.

O que pode mudar para 2025?

Os novos projetos estudam flexibilizar as alíquotas. Nesse sentido, o valor venal pesaria não apenas em um lado da conta, mas também em outro.

Assim, veículos de luxo e mais caro teriam alíquotas proporcionalmente mais altas.

Por sua vez, os veículos mais poluentes, como os próprios caminhões, também seriam penalizados com maiores alíquotas, uma maneira também de incentivar a preservação ambiental.

Quais os objetivos?

De acordo com o poder público, a adequação das alíquotas de acordo com características do veículo tem o objetivo de equiparar proporcionalmente o pagamento do imposto.

Além disso, também procura reduzir o impacto ambiental e incentivar a produção e a compra de veículos mais sustentáveis, como os carros elétricos.

Portanto, os proprietários de carros muito grandes e/ou muito caro poderiam esperar o aumento considerável do imposto. 

Nesse sentido, trata-se de mais uma mudança da Reforma Tributária que vem sendo proposta no Brasil, alterando impostos de consumo e o Imposto de Renda, entre outros. 

A medida já vai começar a valer em 2025?

Por enquanto, a Reforma Tributária no IPVA segue em análise pelo poder público, exatamente na Câmara dos Deputados.

Assim, primeiramente, precisaria de uma aprovação na casa, o que não deve acontecer sem discussões, revisões e ajustes nos projetos. 

Portanto, ainda não é possível precisar exatamente quando as mudanças do IPVA acontecerão, mas é preciso acompanhar as notícias e ficar de olho nas novidades.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.